Qual a diferença entre bursite e tendinite?

By

Bursite é uma doença dolorosa caracterizada pela inflamação da bursa, também conhecida como bolsa sinovial, que é uma bolsa cheia de líquido, existente no interior das articulações, cuja finalidade é amortecer o atrito entre ossos, tendões e músculos. A bursite pode acontecer em qualquer articulação, mas a ocorrência é maior em ombros e joelhos.

As bursas são revestidas com células sinoviais, as quais lubrificam as articulações e reduzem o artrito dos movimentos. No entanto, a bursite compromete o modo correto de lubrificação ao engrossar e acumular o líquido, o que torna ações cotidianas doloridas. A doença tem cura e a maior causa é por excesso de uso de uma determinada articulação, proveniente de atos repetitivos, estresse, traumas ou lesões. Além disso, o movimento sob a bursa inflamada piora o problema, retardando a cura.

Existem frequentes dúvidas em relação as diferenças entre a bursite e tendinite. Ao contrário da bursite, tendinite é a inflamação do tendão, tecido pelo qual um músculo se prende ao osso. A doença pode ocorrer em qualquer tendão do corpo, mas ocorre majoritariamente nos joelhos, ombros e punhos.

As doenças possuem semelhanças nos sintomas ,como dores fortes na área afetada, e nos tratamentos. É importante ter o diagnóstico diferenciado para cada uma das doenças, pois os aparelhos utilizados nos tratamentos podem ser manipulados em posições e frequências diferentes, o que pode adiantar ou retardar a cura.

Usualmente, a bursite é uma inflamação secundária, acontece após uma lesão no tendão que ela protege. Portanto, tendinite pode levar a casos de bursite, e vice-versa.

A bursite pode ser causada por diferentes motivos. Os hemorrágicos são causados por traumas que ocasionam hemorragia direto na bursa. Já os inflamatórios podem ser divididos em outros subgrupos: causas químicas, lesões, infecções ou doenças inflamatórias que ocasionam a formação de cristais na bursa.

Segundo os médicos, a inflamação da bursa por lesões leva muito tempo para se desenvolver, por isso determinadas profissões e ações diárias como, por exemplo, colocar pressão sobre os joelhos e cotovelos podem contribuir para desencadear a doença. Esforço e traumas produzidos por golpes violentos sob as articulações também podem irritar o tecido dentro da bursa e causar inchaço e inflamação.

O tratamento da doença depende do grau e do local atingido. O tratamento das bursites deve garantir repouso, imobilização temporária e administração medicamentos receitados pelo medico como anti-inflamatórios, relaxantes musculares e aplicação de gelo. Os exercícios de fisioterapia ajudam a fortalecer os músculos da articulação comprometida e a restaurar a amplitude dos movimentos articulares.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like