Quais as diferenças entre catapora e sarampo?

By

Algumas doenças que atingem as crianças em seus primeiros anos podem preocupar e confundir bastante os pais e mães. A catapora e o sarampo, por exemplo possuem sintomas bem parecidos que podem atrapalhar o diagnóstico e tratamento. Vamos saber mais sobre essas doenças?

Catapora

Também conhecida por “Varicela”, a Catapora é uma infecção/virose causada pelo vírus Varicelazóster, da mesma família do Herpes e é altamente contagiosa, porém é benigna nas crianças, que são as mais afetadas.

Sintomas

Os sintomas da catapora, em geral, começam entre 10 e 21 dias após o contágio da doença. Além de manchas vermelhas e bolhas no corpo, a doença também causa mal estar, cansaço, dor de cabeça, perda de apetite e febre baixa. As bolhas surgem inicialmente na face, no tronco ou no couro cabeludo, e se espalham e se transformam em pequenas vesículas cheias de um líquido claro. Em poucos dias o líquido escurece e as bolhas começam a secar e cicatrizam.

Tratamento

Não há um tratamento específico para a catapora. Em geral, o que se faz é uma terapia sintomática, com medicamentos para baixar a febre e aliviar a coceira das feridas. Fora isso, recomenda-se cuidados como cortar as unhas dos pequenos (para evitar infecções secundárias) e higienizar a pele com água e sabão durante o banho.

Sarampo

O sarampo é uma doença contagiosa transmitida por um vírus chamado de Morbillivirus. Tanto adultos quanto crianças estão suscetíveis à doença, porém o maior índice de casos é durante a infância.

Sintomas

Os primeiros sintomas consistem em febre alta, mal estar, coriza, tosse, perda do apetite, dor de garganta e conjuntivite. Esta fase inicial dura de 2 a 3 dias e chama-se pródomo. Na transição da fase prodrômica para a fase de sintomas clássicos do sarampo começam a surgir pequenos pontos brancos na mucosa da boca, próximo aos dentes molares.

As erupções de pele típicas do sarampo são machas avermelhadas, com discreto relevo, que surgem inicialmente no rosto e se espalham para o resto do corpo de forma descendente.

Tratamento

Pacientes com sarampo devem descansar, beber bastante água e sucos, ter uma alimentação saudável rica em vitaminas, limpar os olhos com água morna, tomar antitérmicos caso tenham febre alta e evitar coçar as manchas para não deixar feridas e cicatrizes.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like