Comer e beber ao mesmo tempo pode oferecer riscos à saúde?

By

Problemas ligados à digestão, azias e dificuldade no emagrecimento podem ser causados pela água, suco ou refrigerante ingeridos durante as refeições? Muitos dizem que esse hábito faz mal ao organismo, e que é necessário uma reeducação alimentar para deixá-lo de lado. Outras pessoas, no entanto, falam que essas afirmações não passam de um “mito”. Por isso, procuramos desmistificar essa questão para conscientização nutricional.

O que acontece quando comemos durante a refeição? 

Quando ingerimos muito líquido durante as refeições, a concentração de ácido clorídrico presente no estômago diminui e algumas enzimas são diluídas, podendo diminuir a absorção de alguns nutrientes importantes para o nosso corpo.

O ideal é sempre separar o consumo dos dois alimentos de forma equilibrada. Beber 30 minutos antes de comer ou uma hora após uma refeição é uma das formas de segmentar a ingestão de alimentos e bebidas, pois a maior preocupação implicada é com a digestão e absorção correta de nutrientes, que podem gerar problemas estomacais como gases e flatulências caso não ocorram corretamente.

Interfere no emagrecimento? 

O uso de líquidos durante as refeições interfere no controle da fome, ou seja, atrapalha a saciedade do nosso organismo. O consumo de líquidos durante esse processo pode causar uma distensão da parede estomacal, e como o cérebro recebe a mensagem de que o estômago está vazio, ocorre a impressão de que há capacidade para mais comida. 

Como reduzir o consumo?

Sabemos que algumas pessoas têm salivação reduzida, o que dificulta a mastigação dos alimentos sem a ingestão de líquido. No entanto, se for consumir, que seja no máximo 1/2 copo durante a refeição, para que com o tempo a bebida possa ser definitivamente deixada de lado em tal momento. Outro hábito que pode ser de grande ajuda é consumir líquidos com as refeições apenas em ocasiões especiais ou nos finais de semana. 

Dê preferência a sucos cítricos 

Se for beber após a refeição ou antes, a melhor opção de bebida para completar sua alimentação são os sucos naturais, que ajudam na absorção de minerais e nutrientes. Os feitos à base de frutas cítricas são excelentes opções, como o suco de laranja, composto por essa fruta rica em vitamina C e também fonte de citrato, um mineral que evita a formação de pedras nos rins. O suco de tangerina é uma ótima opção, pois possui nutrientes bem parecidos com os da laranja e é composto por essa fruta que ainda foi motivo de recentes descobertas científicas reveladoras da ação de um poderoso agente antioxidante em sua composição, chamado nobiletina. Essa substância também é responsável por controlar os níveis de colesterol no sangue. O suco de limão, composto por uma das frutas mais populares para o preparo de bebidas, possui poderes “detox” e “alcalinos” que auxiliam na limpeza do organismo. Além disso, essa fruta ácida possui uma substância conhecida como d-limoneno, que ajuda a relaxar e ainda pode combater algumas células cancerígenas. Por fim, o suco de abacaxi, fruta com grande concentração de água e fibras alimentares, é uma fonte poderosa de vitaminas e minerais que propiciam ao nosso organismo o seu melhor funcionamento, contribuindo com o processo digestório. Uma curiosidade sobre o abacaxi é que até mesmo a sua casca pode ser aproveitada para completar sucos ou chás. Ela ajuda, por exemplo, a limpar toxinas do sangue e combater processos inflamatórios, segundo o site www.conquistesuavida.com.br

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0