Como ajudar meus filhos na lição de casa?

By

Alunos que fazem lição de casa têm desempenho melhor do que os que não fazem. A afirmação parece óbvia, e foi inclusive comprovada por uma pesquisa realizada nos Estados Unidos. Mas muitos pais, seja por falta de tempo ou outros fatores, não ficam atentos às lições de casa dos filhos que, por sua vez, acabam não fazendo. Saiba até que ponto os pais podem ajudar seus filhos nas tarefas de casa nesse post!

 

Como ajudar com a tarefa escolar?

Não é fazer a lição pela criança, e sim ajudar, no sentido de organizar o espaço, ajudando na rotina da criança, ajudando com o material, mas não é necessário ficar ao lado dela. O aluno deve tentar fazer tudo aquilo que ele consegue sem a ajuda do adulto, com a maior autonomia possível.

 

Quando os pais não têm conhecimento da matéria e não sabem responder às dúvidas dos filhos, a melhor forma de ajudar é buscar essas respostas em livros e na internet.

 

Deixe a criança errar

Errar faz parte da formação do aluno. Se seu filho está convencido de que desenvolveu a tarefa corretamente, é importante que a leve de volta para a escola para que o professor possa problematizar suas hipóteses e suscitar novas reflexões.

 

A criança deve fazer as tarefas com calma

Fazer todas as lições de uma vez só pode, realmente, ser muito cansativo e pouco produtivo. O ideal é que isto suscite no aluno o interesse por formas de se organizar. Os pais podem ajudar pensando junto quando o filho se vê com mais afazeres do que gostaria acumulados em um único dia, sugerindo formas de organização que o ajude a distribuir melhor as tarefas.

 

Dicas para os pais

Se a criança não quiser fazer a lição do dia, os pais não devem obrigá-la. A sugestão de psicólogos é que ela leve em branco para a escola e assuma as consequências de não ter feito. Normalmente vale ponto e ela terá de se justificar para a professora, porque ela não fez, é uma relação de escola e aluno, o pai não deve intervir.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0