Como enfrentar o climatério?

By

O termo climatério não configura a mesma instância que a menopausa. Ele corresponde ao período cujo corpo da mulher passa da fase reprodutiva para a não reprodutiva, isto é, o momento em que não há mais aptidão para a gravidez. 

 

Como saber se estou neste período? 

Este período pode começar após os 40 anos de idade, quando alguns sintomas comuns começam a aparecer. Falhas na menstruação, ondas de calor, suor noturno, alterações de humor e diminuição da produção de hormônios correspondem aos sintomas mais comuns. Tais indícios afetam também a libido, o que culmina então na indisposição sexual. É importante a visita ao ginecologista para que exames laboratoriais sejam realizados e atestem este período. 

 

Tratamento 

O tratamento consiste no método de reposição hormonal, muito bem-sucedido em casos cujo objetivo maior é a prevenção dos incômodos causados pelos sintomas, como a perda óssea e a secura vaginal. Porém, há contraindicação para pessoas que já tiveram câncer de mama ou de endométrio, além de problemas vasculares como trombose, infarto ou derrame, o que impossibilita a continuidade deste método de tratamento. De tal modo, não existe fórmula mágica para as pessoas encaixadas nos nichos supracitados. Para tais grupos, é aconselhável a realização de atividades físicas que contribuem diretamente para a mitigação da perda óssea, além da ingestão de muita água para que a temperatura corporal seja mantida em um bom nível. Uma alimentação regrada, rica em cálcio e vitamina D, coopera para um tratamento mais efetivo.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0