Como funciona um aparelho auditivo?

By

O aparelho auditivo é um dispositivo eletrônico que tem a essencial função de amplificar as ondas sonoras, de forma que uma pessoa com perda de audição possa ouvir os sons que se passam no ambiente.

Os aparelhos auditivos são indicados pelo médico para quem começou a ouvir menos do que antes. Isso pode acontecer devido ao envelhecimento, à exposição a sons muito altos por tempo prolongado, ou por causa de doenças. Em algumas situações, no entanto, quando o indivíduo não tem mais audição, ou já a tenha perdido quase completamente, o aparelho não irá funcionar.

O que os aparelhos auditivos fazem é aumentar o volume dos sons externos. Ele é composto por um microfone, que capta o som, um amplificador que o amplifica, e um receptor, responsável por enviar o som amplificado para a orelha do paciente. Nos aparelhos modernos é possível ajustar o volume nas diferentes frequências, o que permite modular o som e torna o uso do aparelho mais confortável para o paciente. Baterias, que devem ser trocadas de tempos em tempos, fornecem a energia para toda essa estrutura funcionar.

A tecnologia dos aparelhos auditivos tem progredido de forma rápida, sendo que hoje estes são capazes de fazer muito mais do que há alguns anos.

Existem diferenças nos aparelhos analógicos e digitais?

Os Aparelhos auditivos analógicos são um tipo mais antigo de tecnologia. Eles convertem as ondas sonoras em sinais elétricos que são amplificados. Esses aparelhos auditivos com processamento de sinal analógico não são programáveis via computador, mas sim ajustados manualmente pelo fonoaudiólogo através de controles no próprio aparelho auditivo

Já os aparelhos auditivos digitais são programados pelo fonoaudiólogo através de cabos e um software (programa) no computador. Esses aparelhos auditivos são o tipo mais novo e sofisticado de tecnologia. Oferecem mais vantagens em relação aos modelos analógicos pois permitem uma maior flexibilidade na adaptação individual das perdas auditivas e ao estilo de vida do usuário, com maior precisão e qualidade sonora.

Uma diferença muito significativa que se pode encontrar nos aparelhos auditivos analógicos e os aparelhos auditivos digitais são os recursos relacionados ao ruído externo. A tecnologia digital filtra muito mais esses sons externos, melhorando o entendimento de fala num ambiente com ruído.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0