Como lavar as roupas do recém-nascido?

By

A primeira sugestão dos pediatras é lavar todas as roupinhas antes do bebê vesti-las, inclusive toalhas e lençóis. Nada deve entrar em contato com a pele delicada do bebê antes de ser devidamente higienizado, isso porque mesmo as roupas novas podem estar com poeira, ácaros e fungos que afetam a saúde do recém-nascido. Mas, como lavar essas roupinhas tão delicadas?

Amaciante? Não!

Não é indicado nos primeiros meses utilizar amaciante (mesmo que esse seja específico para bebê), pois o o amaciante possui muito cheiro (e nenhum produto com cheiro é indicado nessa fase, seja sabonete líquido, shampoo, hidratante, etc.), porque o produto geralmente fica acumulado nas roupas do bebê e muitas crianças propensas a desenvolver alergias/dermatites atópicas ao entrar em contato com esses produtos podem desencadear crises.

Não lave todas as roupas juntas

É necessário separar as peças do bebê das demais para realizar a lavagem. Isso precisa ser feito para evitar que as roupinhas entrem em contato com itens mais sujos. Separar as roupas é importante para evitar que alguns resíduos, sujeiras que permanecem mesmo após o enxágue, causem dermatite de contato no bebê, por exemplo.

Lave a roupa do bebê a mão

Por serem mais delicadas, as roupinhas merecem um cuidado especial. A máquina de lavar pode ser uma opção, mas o melhor mesmo é lavá-las a mão. O bebê troca de roupa várias vezes ao dia, mas elas não são sujas ao ponto de necessitarem da máquina de lavar.

E na hora de secar? Algum cuidado especial?

Você não precisa se preocupar em secar apenas em secadora ou apenas em área coberta, a secagem pode ser feita como você sempre fez, no varal (ou máquina) que costuma usar. Tome apenas os cuidados comuns para os tipos de tecido como, alta exposição ao sol (que pode manchar e “endurecer” os tecidos) ou tipos de tecidos que não suportam secagem à máquina. Cheque as etiquetas! Outra dica importante é começar a organizar todas as peças conforme tamanho e necessidade, assim quando chegar o momento de utilizar, todas estarão no lugar mais prático.

Passe as roupinhas

Antes de guardá-las, certifique-se de retirar todas as etiquetas, que podem irritar a sensível pele do bebê. Depois de remover as etiquetas, você deve passar as roupinhas todas pelo avesso. Isso servirá para eliminar qualquer tipo de bactéria que ainda esteja por aí no tecido procure usar apenas o vapor do ferro.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0