Como limpar a esponja de lavar louça?

By

Pesquisadores de Campinas (SP) descobriram que 15 dias de uso de uma esponja de lavar louça são suficientes para deixá-la com 680 milhões de fungos e bactérias, que podem causar de diarreia até febre.

O simples contato da esponja com os talheres e pratos faz com que o objeto se contamine, podendo estender essa contaminação aos alimentos. O estudo aponta que água e sabão não limpam, de fato, a ferramenta.

No momento em que a pessoa pega a esponja para lavar, é contaminada pelos milhares de micro-organismos contidos nela. Como o uso é frequente, essas bactérias se espalham pelo corpo sem que possamos perceber, o que pode deixar o organismo mais suscetível à contração de doenças.

Sabe aquela tábua de madeira que você usa para cortar alimentos? Evite limpá-la com a esponja, principalmente se você cortou carne crua. Isso aumenta as possibilidades de contaminação.

Como higienizá-la?

Para deixar a esponja livre dos micro-organismos, os pesquisadores ensinam que todos os dias é preciso repetir um procedimento: colocá-la no micro-ondas com um pouco de água em potência alta por 2 minutos.

O resultado, garante o estudo, é uma esponja mais higienizada do que uma outra nova em folha. Os testes realizados em laboratório mostram que ela fica mais limpa e com menos fungos e bactérias do que uma esponja nova.

Existe outro método para eliminar as bactérias, que pode ser feito por quem tiver máquina de lavar louça. Deve colocar a esponja na sua próxima lavagem e secagem e deixá-la no interior até ao final do ciclo. No final a sua esponja estará livre de bactérias. Não coloque a esponja sozinha na máquina, pois vai gastar água e luz desnecessariamente.

Também pode limpar a sua esponja de louça e eliminar as bactérias lavando com detergente e retirando qualquer resíduo que possa conter. Coloque a esponja em água sanitária ou fervente e deixe por 10 minutos. Depois esprema e coloque num local longe da umidade para secar.

No entanto, todos esses procedimentos devem ser feitos desde o primeiro até o 15º dia de uso, quando ela deve ser realmente substituída por outra.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0