Como medir a pressão arterial?

By

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais, sendo responsável por pelo menos 40% das mortes por acidente vascular cerebral, por 25% das mortes por doença arterial coronariana e, em combinação com o diabetes, 50% dos casos de insuficiência renal terminal.

Como habitualmente não há sintomas, a correta aferição da pressão arterial é a forma mais segura de saber como andam os níveis de pressão arterial de um indivíduo. Apesar de ser um procedimento simples, frequentemente, a medição da pressão arterial costuma ser feita de forma incorreta, inclusive por médicos.

Qual o valor correto da pressão arterial?

A pressão arterial normal é 120 x 80 mmHg e pode ser medida manualmente com esfigmomanômetro e estetoscópio ou através de aparelhos digitais próprios para medir a pressão, que podem ser usados no braço ou no pulso e que são comprados nas farmácias ou supermercados.

O que fazer antes de medir a pressão?

Encontre um lugar tranquilo. Você precisa ouvir seus batimentos cardíacos, e certifique-se que está confortável e relaxado. E com a bexiga vazia. Isso pode afetar a medição.

Levante a manga da blusa ou até retire a roupa se necessário, descanse numa cadeira por 5 ou 10 minutos. Seu braço deve ficar relaxado na altura do coração. Não deixe as pernas cruzadas. Apoie seu antebraço numa mesa com a palma da mão para cima.

Como medir a pressão?

Basta segurar a bomba com a mão direita e apertar o botão que dará início a aferição da pressão arterial. Na sequência, comece a inflar a almofada apertando a bomba até a leitura 30 pontos (mm Hg) acima do valor esperado. Alguns aparelhos podem inflar a almofada automaticamente.

A leitura de sua pressão aparecerá no monitor. Ao final, o aparelho emitirá um efeito sonoro sinalizando o fim da medição. Caso ocorra uma falha na aferição, espere um minuto para medir novamente.

Antes de começar a medir a pressão arterial em casa, leve seu aparelho ao médico para que ele possa verificar se ele está aferindo a pressão corretamente.

1 Comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0