Como organizar minha alimentação?

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Atualmente, escolher o que se come fica cada dia mais difícil devido ao fato de termos inúmeras opções e quando nos deparamos com esta trajetória, muitas vezes, o que prevalecem são o prazer e a praticidade e não a necessidade fisiológica básica do ser humano e o conhecimento sobre nutrição. Afinal, como organizar minha alimentação e mudar esses hábitos?

 

O que não pode faltar numa alimentação planejada?

Um cardápio saudável deve ser composto por diferentes grupos de alimentos. Deve-se manter a harmonia entre as cores, sabores e texturas. Quanto maior a variedade de alimentos saudáveis em uma refeição, maior será a oferta de nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes.

 

Leve em consideração onde você come

A primeira coisa que você precisa pensar é nas refeições que faz em casa ou em restaurantes, pois isso vai definir a autonomia para escolher os alimentos que serão consumidos.

 

Se você faz todas as refeições em casa, pode escolher todos os alimentos, mas se almoça em restaurante, precisa adaptar as suas escolhas às opções que eles oferecem diariamente.

 

Saiba o que tem em sua casa

Faça um rápido inventário dos alimentos na geladeira (incluindo restos de refeições e alimentos), freezer e dispensa. Anote quantos dias você vai ao mercado durante a semana, quantas pessoas vão fazer as refeições em casa e quais serão essas refeições. Também é interessante saber quais as preferências e restrições, e anotar pratos que são feitos com frequência (toda semana, quinzenalmente) a pedido ou por hábito. As respostas a essas questões vão delinear o cardápio.

 

Coma de três em três horas

Comer de três em três horas, sendo que no final da terceira hora, você deve estar com fome e então saberá que sua refeição estava em uma quantidade adequada, e se não apresentar fome, você deverá começar uma diminuição de 10% do total consumido, até o momento que você sinta fome no final da terceira hora.

Escolha um dia da semana para fazer as compras

Escolher um dia para fazer as compras e deixar os alimentos preparados para consumir na semana. Dê prioridade para os alimentos que já estão maduros.

 

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