Como ter uma gravidez saudável?

By

Quando a mulher descobre uma gravidez, naturalmente passa a ser orientada a ter alguns cuidados com a própria saúde, assim como sente o desejo de mudar maus hábitos a fim de ter uma gravidez saudável. O ideal na verdade seria que a mulher se preocupasse em ter um estilo de vida saudável muito antes da gestação, mas se essa preocupação surgiu apenas depois da descoberta da gravidez, há algumas recomendações que são essenciais. Quais dicas seguir para ter uma gestação mais saudável?

Comece seu pré-natal o quanto antes

Um bom pré-natal é essencial para a saúde do bebê. Assim que pegar seu teste de gravidez positivo, decida onde vai fazer o pré-natal e marque a primeira consulta.

Balança calibrada

Esqueça a ideia de que “grávida come por dois”. O que importa não é a quantidade e sim a qualidade dos alimentos. A gestação faz com que o corpo absorva nutrientes com mais facilidade, o que é ótimo por um lado. Por outro, proporciona rápido ganho de peso com a alimentação em excesso, o que pode colocar em risco a saúde da mãe (provocando diabetes gestacional) e do bebê.

Cuidados com alguns Alimentos

Dentre as dicas de como ter uma gravidez saudável, está o cuidado com a higienização das frutas, verduras e legumes; não ingerir carnes cruas ou malpassadas; lavar muito bem as mãos antes de se alimentar e evitar o consumo de sódio e açúcar.

Tome suplemento de ácido fólico

O único suplemento que é considerado vital na gravidez é o ácido fólico, que ajuda a prevenir problemas congênitos no bebê ligados ao fechamento do tubo neural, como a espinha bífida, ou mielomeningocele. Todas as mulheres que estejam pensando em engravidar devem tomar um suplemento diário de pelo menos 400 mcg de ácido fólico, desde antes da concepção. Se você ainda não toma, comece já.

Cuidado com o cigarro, álcool e cafeína

Entre as dicas para um gravidez saudável é preciso tomar cuidado com o consumo de álcool nessa fase para evitar problemas. Embora um cálice de vinho ou um chopp de vez em quando não sejam considerados um abuso, existe uma quantidade considerada segura. Já o café deve ser consumido com moderação, no máximo duas xícaras por dia, pois o excesso de cafeína pode aumentar a possibilidade de aborto.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0