Distúrbios alimentares: Bulimia e anorexia

By

Antes de falarmos de bulimia e anorexia, precisamos esclarecer o que são os transtornos alimentares.

Os transtornos alimentares são distúrbios mentais que desviam o comportamento alimentar, o que afeta a sua saúde física e mental de forma negativa. A partir de hábitos alimentares diferentes do comum e do saudável, as pessoas atingem alterações físicas que culminam no emagrecimento e ganho excessivo de peso ou massa muscular.

Os distúrbios alimentares são mais comuns na adolescência, mas também podem ser recorrentes no começo da vida adulta. Eles estão relacionados a uma série de consequências psicológicas, como ansiedade, pressões sociais para o chamado “corpo perfeito” e até mesmo problemas familiares. 

Quais distúrbios existem?

Entre os transtornos alimentares temos então as anorexias, bulimias, compulsão alimentar, obesidade e obesidade mórbida, dentre outras.

Quais são os fatores de risco?

Pessoas com depressão, ansiedade e transtorno obsessivo-compulsivo estão propensas a serem afetadas por um distúrbio alimentar.

Também podem ser considerados como fatores de risco os itens listados abaixo:

  • Cuidado excessivo com o peso.
  • Maus hábitos alimentares.
  • Distorção da imagem corporal.
  • Autoestima baixa.
  • Sentimento de culpa.
  • Questões hormonais.
  • Distúrbios emocionais.

Agora sim podemos falar sobre anorexia e bulimia. Uma pessoa com anorexia se recusa em manter o peso dentro dos limites considerados normais para altura e idade (abaixo de 15% do peso considerado ideal), além de ter medo de ganhar peso e possuir distúrbio de imagem, negação da gravidade da doença e ausência de ciclos menstruais (mais de três ciclos). Já uma pessoa com bulimia faz a ingestão excessiva de alimentos por pura perda de controle e recorre a métodos compensatórios, como a ingestão dos diuréticos, purgantes e indução ao vômito. Apesar desses comportamentos, os pacientes bulímicos, na maioria das vezes, apresentam-se com o peso normal ou com pouco sobrepeso.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like