É verdade que quanto mais colorido o prato, melhor?

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Você já deve ter lido ou ouvido que quanto mais colorido o seu prato, melhor. Mas você sabe o porquê? Cada nutriente está relacionado a um pigmento ou cor. Ou seja, quanto mais colorido o prato, maior variedade de nutrientes consumidos naquela refeição. Saiba mais em nossa matéria!

 

Por que os alimentos têm cores diferentes?

Já parou para pensar o porquê da diferença de cores entre os alimentos? O pigmento das frutas, legumes e grãos indica a presença de determinadas substâncias. Assim, só pela cor, é possível saber o que aquele alimento fornece de benefícios ou malefícios à saúde.

 

Verde

Alimentos verdes contêm antioxidantes como o sulforafano, isotiocianato e luteína que atuam, principalmente, no fígado, estimulando a produção de enzimas que afastam o surgimento de tumores, e reforçam o sistema imunológico. Alimentos: kiwi, hortaliças e verduras em geral, como couve e repolho, além de alguns legumes, como pepino.

 

Amarelos e Laranjas

Essas cores são consequência do betacaroteno, também conhecido como pró-vitamina A, que atua como antioxidante contra radicais livres e na manutenção dos tecidos e dos cabelos, beneficia a visão noturna e melhora a imunidade. Estes alimentos também são ricos em vitamina C, que atua como antioxidante e participa da síntese de colágeno da pele. Alimentos como abacaxi, manga, maracujá, melão, milho, abóbora, ameixa, caju, carambola, damasco, cenoura, laranja, mamão, pimentão amarelo e tangerina são os principais representantes dessas cores.

 

Branco

Ricos em minerais como o cálcio, eles ajudam na manutenção dos ossos e dentes e evitam infecções. São eles: leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo, banana, alho, cebola, couve-flor, feijão branco, pera, palmito, chuchu, mandioca, nabo e rabanete.

 

Roxos

Alimentos nas tonalidades roxa, preta ou azulada contém antocianina, um tipo de pigmento ligado à presença da vitamina B1. Conhecida como a vitamina da disposição, a B1 é essencial para a transformação dos carboidratos e outros nutrientes que ingerimos em energia. Alcachofra, ameixa, amora, berinjela, feijão-preto, figo, jabuticaba, uva, repolho roxo são os principais representantes.

 

Vermelho

O licopeno é um caretonoide que possui ação anticancerígena e antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce e o surgimento de tumores. Para absorver ao máximo a substância, o indicado é consumir os alimentos dessa cor cozidos, pois é liberado em maior quantidade em contato com o calor. Alimentos: cereja, morango, maçã, melancia, tomate, goiaba.

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