Escabiose, a sarna humana

By

A escabiose, comumente chamada de sarna humana, é uma doença altamente infecciosa causada pelo ácaro parasita Sarcoptes scabiei da variedade hominis. Este parasita se alimenta da queratina, a proteína que compõe a camada superficial da pele. 

 

Contágio  

A contaminação se dá pelo contato direto com o parasita, seja por meio do toque ou pelo uso de roupas de pessoas que estejam infectadas. Dormir no mesmo local que o infectado também provoca a disseminação da doença. É importante destacar que animais não transmitem a sarna humana. 

 

Diagnóstico  

O diagnóstico é feito visualmente com base nas lesões encontradas pelo corpo. Amostras das lesões com o auxílio de microscópio também contribuem para um diagnóstico mais preciso. 

 

Tratamento 

O tratamento pode ser tópico, isto é, aplicado diretamente no local contaminado. Além deste meio de tratamento, há também o método oral. Cada tratamento é aplicado com base na análise do quadro clínico do paciente em questão. 

 

Como prevenir? 

A prevenção da sarna humana consiste em evitar o contato com pessoas e/ou roupas contaminadas. Uma vez detectado um paciente com escabiose, todos que tenham contato próximo ao infectado devem ser submetidos a um processo de examinação. Caso estejam infectados, o tratamento imediato deve ser buscado. Desta forma, é interrompida a cadeia de transmissão da infecção. 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0