Estou com dor nas pernas, o que pode ser?

By

A dor nas pernas é algo comum na vida de muitos brasileiros. Incômoda e insistente, pode ser causada por várias doenças ou ações, ser circulatórias ou até mesmo por muito esforço físico. Descubra algumas causas de dor nas pernas!

 

Origem muscular

Causada por um esforço temporário, as dores nas pernas podem surgir repentinamente por um exercício físico praticado sem uma preparação adequada. Os sintomas são dores após o término da prática de exercícios e é mais como um “cansaço” nas pernas.

 

Flebite

Pernas inchadas, doloridas, avermelhadas e aquecidas podem ser sinal de flebite (ou também conhecida como tromboflebite), inflamação na parede das veias, que ficam endurecidas devido à coagulação do sangue. É causada normalmente pelo fluxo do sangue mais lento, um dano local e mudanças na composição do sangue.

 

Má circulação

A dor nas pernas causada por má circulação afeta principalmente idosos e pode surgir em qualquer hora do dia, mas piora após passar algum tempo sentado ou de pé, na mesma posição. Os pés e os tornozelos podem ficar inchados e com uma coloração arroxeada, indicando dificuldade no retorno do sangue para o coração.

 

Articulações

Uma causa muito comum de dores nas pernas são as doenças das articulações. Essas doenças normalmente causam dor na bacia, no joelho, no tornozelo, no calcanhar e nos dedos do pé.

 

Os problemas das articulações ocorrem principalmente devido ao desgaste pelo uso. Ou seja: quanto mais você usa aquela articulação e quanto mais idade você tem, maior a chance de desgastar as articulações e ter dores. Esse desgaste é chamado pelos médicos de osteoartrose.

 

Diabetes

Pacientes com diabetes e AIDS também podem sentir uma dor intensa e contínua nas pernas, para além de uma sensação de formigamento e cansaço. Isto pode ocorrer porque o tratamento para estas condições pode causar alterações no sistema nervoso periférico, constituído por gânglios e nervos.

 

Problemas na coluna

A dor nas pernas também pode estar relacionada a problemas na coluna. Isto pode ocorrer devido a um esmagamento de um nervo que vai para a perna o que causa essa dor. A dor começa normalmente na região lombar e desce pela parte de trás da coxa e perna até chegar à planta do pé, podendo causar falta de sensibilidade, cansaço e sensação de formigamento.

 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0