HIV: O que é? Como não transmitir?

By

Estamos no Dezembro Vermelho, mês da Luta Contra o HIV, o vírus da imunodeficiência humana, causador da AIDS, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. O HIV age nos linfócitos T CD4+, alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter aids. Há muitas pessoas que confundem os dois vírus, mas há soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a AIDS. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez, amamentação e principalmente o parto, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger de todas as situações de risco.

 

Como não transmitir o HIV?

 

O tratamento adequado com os antirretrovirais não só propicia uma vida longa e saudável para a pessoa com HIV como pode também quase zerar seu risco de transmitir o vírus a outras pessoas, claramente que com o acompanhamento médico. Mas a melhor forma de prevenção e não transmissão ainda é o uso do preservativo.

A descoberta

 

A descoberta do vírus pode ser impactante, mas vale ter em mente que há. Mas vale lembrar que é melhor saber, do que tapar os olhos e seguir transmitindo a doença e tendo a possibilidade de transmitir para outras pessoas, Algo que acontece quando o paciente não adere ao tratamento adequado. Infelizmente, estima-se que 112 mil pessoas ainda vivam com o vírus sem saber que o carregam. E isso só no Brasil, segundo o site Abril.comhttps://saude.abril.com.br

Cercada por estigmas o HIV, Por vergonha e preconceito, esse agente infeccioso não é diagnosticado e quando diagnosticado a pessoa soropositivo ainda tem dificuldades em buscar e receber o tratamento, mas vale ressaltar que se seguir direitinho o tratamento evita complicações como a proliferação do AIDS para você e para seu companheiro(a) e/ou filhos.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like