O que a gastroenterologia engloba?

By

É o estudo da função normal e das doenças do esôfago, estômago, intestino delgado, cólon, reto, pâncreas, vesícula biliar, ductos biliares e fígado, que exige uma detalhada compreensão da função normal (fisiologia) do trato gastrointestinal, incluindo a condução de seu conteúdo através do estômago e intestino (motilidade), a digestão e absorção dos nutrientes para o nosso corpo, remoção de dejetos do sistema digestório, e a função do fígado como um órgão digestivo.  A Gastrenterologia se dedica ao diagnóstico e tratamento de diversas condições como pólipos e câncer do cólon, hepatites, refluxo gastro-esofágico (azia ou pirose), doença ulcerosa péptica, colites como a colite ulcerativa e a doença de Crohn, doenças da vesícula e das vias biliares, problemas nutricionais e de absorção como a doença celíaca, a síndrome do intestino irritável e pancreatites, além de outras doenças menos comuns que o gastroenterologista com sua experiência e seu conhecimento poderá identificar. Em resumo, o estudo de todas as atividades normais dos órgãos digestivos e suas doenças faz parte da Gastroenterologia.

O médico gastroenterologista, após uma consulta médica adequada, que realiza exame físico, faz o diagnóstico da doença do paciente. Muitas vezes, são necessários exames complementares como endoscopia, colonoscopia, ultrassom e tomografia, entre outros, para a confirmação do diagnóstico. Então é proposto o tratamento, que pode ser clínico ou cirúrgico

O especialista atua na prevenção, indicando aos seus pacientes os tipos de hábito que devem incorporar para a melhora da saúde gastrointestinal. Para isso, analisa os exames, bem como o histórico familiar de doenças e os hábitos dos pacientes.

O gastroenterologista também pode ajudar os seus pacientes a cuidar melhor de saúde, no que diz respeito ao peso. Ele está apto a fazer uma dieta balanceada, que será aproveitada de forma plena pelo corpo, e ainda manterá o sistema digestório funcionando perfeitamente.

As queixas relacionadas com o tubo digestivo são muito frequentes e são das principais razões pelas quais os doentes consomem medicação sem ser prescrita por um médico.

Os Gastrenterologistas são médicos com um treino exaustivo nas doenças do aparelho digestivo e que estão aptos a responder todas as questões, realizar os exames necessários para a obtenção de um diagnóstico e prescrever a medicação adequada.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like