O que causa a micose?

By

Micoses são infecções causadas por fungos que atingem a pele, unhas e cabelos. Na verdade, alguns tipos de fungos vivem naturalmente em nosso corpo sem causar qualquer tipo de sintoma. No entanto, se eles começam a se reproduzir rapidamente podem causar doenças. Os fungos se alimentam da queratina presente em nossa pele, unhas e cabelos. Quando encontram condições favoráveis, como calor, umidade, baixa de imunidade ou uso de antibióticos sistêmicos por longo prazo, estes fungos podem se proliferar.

Nas unhas, é algo muito frequente, sobretudo nos homens e em seus polegares dos pés. Porém, também podem aparecer nas mãos. Neste caso, as mulheres são as mais afetadas.

Geralmente, a micose é causada por fatores relacionados ao ambiente, como umidade e altas temperaturas, caso use calçado fechado por muitas horas durante o dia, passe muito tempo na piscina etc.

Em alguns casos, adquire tons de cinza, verde, marrom e preto. À medida que a infecção for progredindo, ela começará a invadir outras partes da unha, a qual descascará, podendo até cair. Debaixo da unha, a pele se tornará vermelha, inchada e com sensação de prurido.

Como diagnosticar?

A aparência da pele é a chave para que o médico estabeleça o diagnóstico. Mas, além disso, pode ser confirmada com dois tipos de exames: o primeiro consiste em tomar uma mostra da pele afetada e analisá-la sob o microscópio e outro em iluminar a área afetada com uma lâmpada de Wood, já que o fungo pode aparecer fluorescente quando se examina a pele com uma luz azul em um quarto escuro.

Como tratar?

O tratamento para micose é feito com o uso de medicamentos via oral e pomadas, durante semanas ou até meses. Os remédios caseiros são bons complementos e muitas vezes eficazes no combate à micose.

Os dois tipos mais comuns de infecção fúngica são dermatófitos e cândida, embora ambos os tipos afetem as unhas, os dermatófitos são mais frequentemente vistos na unha dos dedos dos pés e cândida na unha dos dedos das mãos. Isto é importante para identificar o tipo de infecção, assim como o tratamento que pode ser diferente.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0