O que causa a trombose?

By

Trombose é uma doença que surge por conta da coagulação do sangue nas veias em um local ou momento não adequado. Ou seja, o sangue normalmente coagula para estancar sangramentos., mas quando o coágulo se forma dentro da veia, ocorre um bloqueio da circulação e o sangue não consegue retornar para o coração. Isto causa inchaço e dor na perna.

O problema mais grave ocorre quando o coágulo que está dentro da veia migra para o pulmão e bloqueia a circulação pulmonar. Isto prejudica a respiração, causa falta de ar grave e pode levar à morte.

Causas

A causa mais comum de ocorrência de uma trombose é a imobilidade do membro durante muito tempo. Isso ocorre, por exemplo, durante uma longa viagem de avião ou ônibus ou em um pós-operatório que obriga o paciente a permanecer muitos dias de cama. Problemas de coagulação sanguínea também podem desencadear quadros de trombose.

Outra causa comum é quando ocorre uma lesão na parede do vaso. Toda vez que a parede de um vaso sanguíneo sofre uma lesão, o sistema de coagulação é ativado para a formação de um coágulo tampão, de forma a impedir perdas sanguíneas para fora do vaso. Dependo do grau e da localização do trauma, a formação de um grande trombo pode ocorrer.

Quais os sintomas?

Sinais de inflamação, como uma dor que piora com o tempo, inchaço e aumento da temperatura no local onde o trombo está alojado, coloração avermelhada ou arroxeada da região, enrijecimento da pele e falta de ar, nos casos de embolia pulmonar.

Diagnóstico

O diagnóstico de trombose é feito a partir da avaliação dos sintomas e exames complementares como ultrassom, angiografia ou tomografia computadorizada, que ajudam a localizar onde o coágulo se encontra. Além disso, o médico também costuma pedir um exame de sangue para avaliar o risco de uma nova trombose ocorrer.

Tratamento

O tratamento da trombose consiste na dissolução do coágulo. Por isso, anticoagulantes (heparina, principalmente) podem ser prescritos para fluidificar o sangue. Também é aconselhável usar meias de compressão.

Além disso, uma mudança no estilo de vida (parar de fumar, começar uma alimentação saudável, controlar o peso) pode reduzir os riscos de recorrência da doença.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0