O que comer para controlar a diabetes?

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O diabetes é uma doença caracterizada pelo açúcar em excesso na corrente sanguínea. Esse açúcar em excesso aumenta os riscos do surgimento de doenças renais, problemas circulatórios que, em casos mais graves pode levar a amputação de membros, acidentes vasculares (AVC), complicações da visão e até mesmo cegueira.

Além disso, a diabetes não controlada triplica as chances de infarto. Por isso, a adoção de uma dieta com baixa ingestão de açúcares, o controle constante da glicemia e a prática de exercícios físicos são fatores indispensáveis para manutenção da saúde do diabético. Afinal, quais alimentos controlam o diabetes?

Abacate

O abacate é um ótimo alimento para os portadores de diabetes. Isto porque ele é rico em gorduras monoinsaturadas e também possui poli-insaturadas, ambas gorduras boas para a saúde. Uma pesquisa publicada no The American Journal of Clinical Nutrition concluiu após revisar diversos estudos que as gorduras monoinsaturadas são benéficas para a dieta de quem tem diabetes tipo 1 e 2

Aveia

Contém fibras e uma grande quantidade de nutrientes, como magnésio, ácido fólico e ômega-3 em seus componentes. Além disso, contém componentes químicos de natureza vegetal, como lignanas e flavonoides, que contribuem para a prevenção de várias doenças crônicas, como hipertensão, colesterol alto e diabetes.

Brócolis

Ele é antioxidante, rico em vitamina C e fibras, o que aumenta a saciedade. Além disso, os brócolis contém cromo, um mineral que ajuda a controlar a glicemia. Deve ser consumido pelo menos uma vez por semana.

Amêndoas

Amêndoas são ricas em vitamina B, vitamina E, fibra, ferro, proteínas, magnésio, zinco e gorduras insaturadas. Assim como o abacate, ajudam a diminuir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom. O magnésio ainda ajuda a reduzir o risco de diabetes tipo 2.

Feijões

Os feijões são ricos em fibra solúvel e ainda é uma fonte barata de proteína com baixo (IG) índice glicêmico, tornando-os ideais para prevenir grandes oscilações nos níveis de açúcar no sangue. além disso, os alimentos ricos em fibra solúvel é benéfico no retardamento do aumento dos níveis de glicose no sangue, porque leva mais tempo para o seu sistema quebrar os alimentos fibrosos.


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