O que é colesterol?

By

O colesterol é como uma gordura benéfica presente no organismo, responsável por produzir a bile, os hormônios sexuais, a vitamina D, as membranas celulares e a bainha dos nervos. Mas assim como as demais coisas do mundo, sua presença o torna nocivo quando em excesso no organismo. 

 

Sintomas e diagnóstico 

O colesterol alto é uma doença muito silenciosa, que pode ser diagnosticada através do exame de sangue. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o nível de colesterol no organismo é considerado alto acima de 239 mg/dl para o colesterol total e 159 mg/dl para o colesterol LDL (ruim). Já o colesterol HDL (bom) não pode ficar abaixo de 40 mg/dl. 

 

Quais as principais causas? 

A principal causa do colesterol alto corresponde a uma alimentação rica em gordura saturada e alimentos processados. Fatores genéticos ou hereditários, além da obesidade, sedentarismo, diabetes, gênero e idade também contribuem para o acarretamento do problema. 

 

Como tratar e prevenir? 

O colesterol pode ser tratado e prevenido através de uma dieta apropriada que contenha frutas, verduras, legumes, grãos e peixes. Praticar exercícios físicos e evitar o fumo, o  estresse e a gordura saturada contribui fortemente para que as taxas de colesterol no organismo mantenham-se normalizadas. Em muitos casos, a dieta é realizada com o apoio de medicamentos até que um grau de estabilidade seja alcançado. 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0