O que é exame de coagulograma?

By

O coagulograma, também chamado de prova de coagulação, é um conjunto de exames usado para avaliar se a coagulação do paciente está ou não dentro dos parâmetros normais e se o tempo de coagulação é ou não ideal. Ele é capaz de diagnosticar uma série de complicações relacionadas ao sangue.

O exame é pedido antes do paciente ser submetido a cirurgias para verificar se este está apto a uma recuperação. Também é indicado antes de tratamentos que induzam sangramento. Caso, após a triagem, o coagulograma mostre algum resultado alterado, é totalmente contra indicado a realização de qualquer procedimento do tipo.

Os exames compreendidos nesse teste são tempo de sangramento, tempo de coagulação, tempo de protrombina ativada, tempo de tromboplastina parcial e número de plaquetas. Os valores normais de um coagulograma são:

tempo de sangramento: 1 a 4 minutos;

tempo de coagulação: 4 a 10 minutos;

tempo de protrombina ativada: 10 a 14 segundos;

tempo de tromboplastina parcial: 24 a 40 segundos;

plaquetas: de 150 a 400 mil por milímetro cúbico de sangue (mil/mmc).

 

Como é realizado o exame?

Antes do início do coagulograma é indicado a realização de um jejum de 2 a 4 horas. A pessoa deve ser levada a uma sala especial onde será feita a coleta do sangue e também alguns testes. Para a correta avaliação dos testes, é de extrema importância que o paciente informe todos os tipos de medicamentos que esteja utilizando, especialmente antibióticos e anticoagulantes.

O exame do tempo de sangramento consiste em o especialista observar quanto tempo vai levar para parar de sangrar uma pequena picada no antebraço do paciente, feita em um lugar sem vasos. Geralmente esse tempo varia entre 1 e 3 minutos. Já o teste de coagulação é realizado através da coleta de cerca de 2 ml de sangue. Coloca-se o material em dois tubos sem anticoagulante e observa-se o tempo que o sangue levará para coagular. Normalmente é algo que leva de 5 a 12 minutos.

O que ocorre após o procedimento?

Não existem problemas após os testes. É ideal que ao final do exame a pessoa pressione o local onde está a veia utilizada por alguns minutos para que não surjam hematomas na região. Evitar tomar sol no local também é importante. Assim como não fazer esforços com o braço no dia pós-exame.

 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0