O que é gastrite?

By

A gastrite é uma doença que causa inflamação, infecção ou até erosão na mucosa estomacal. A mucosa do estômago é responsável por produzir ácidos e enzimas que atuam na digestão dos alimentos, quando o revestimento do estômago está inflamado causa desconforto ao paciente e problemas de disgestão.

Causas

Vários são os fatores envolvidos na origem da gastrite. A infecção pela bactéria Helicobacter pylori (H. pylori) é a principal causa de gastrite crônica. Essa bactéria afeta a parede do estômago e pode ser transmitida de pessoa para pessoa e através de alimentos ou água contaminados.

Já nos casos de gastrite crônica, as principais causas são, o uso por longo período de anti-inflamatório e abuso de álcool e drogas. Já em casos de grande estresse para o organismo, podem-se ter erosões na mucosa do estômago gerando gastrite de estresse, que pode evoluir para úlceras e hemorragia.

Sintomas

Os sintomas mais comuns da gastrite são: Dor de estômago, em forma de pontada, sensação de enjoo ou de estômago muito cheio, região do estômago inchada e dolorida, demora na digestão e arrotos frequentes, dor de cabeça e mal-estar geral, perda do apetite, vômito ou ânsia de vômito.

Como é feito o diagnóstico?

Exame de sangue

Uma opção para detectar a presença da bactéria Helicobacter pylori é o exame de sangue. Este exame também ajuda a avaliar a presença de anemia, que pode ser resultado de sangramento no estômago associado à gastrite.

Exame de fezes

Verifica a presença de parasitoses e de sangue nas fezes, sinal de sangramento no estômago. Nas fezes também pode ser vista a presença da bactéria Helicobacter pylori. Um resultado positivo sugere infecção atual.

Endoscopia digestiva alta

É o exame mais importante e mais solicitado para visualizar a mucosa do estômago, testar a presença do Helicobacter pylori e colher amostra de tecidos para biópsias caso seja necessário.

Tratamento

Atualmente existem medicamentos que visam diminuir a produção de ácido estomacal de maneira eficiente. Junto com o tratamento medicamentoso, vícios alimentares devem ser evitados.

Mastigar bem e comer devagar devem ser regra. Bebidas alcoólicas, cigarro, café ou chá preto em abundância e condimentos fortes devem ser evitados ou abolidos. Medicamentos que causam gastrite devem ser suspensos quando possível, ou trocados. Antibióticos são usados quando houver a presença da bactéria.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0