O que é ginecologia?

By

Essa especialidade médica consiste na ciência ou conhecimento da mulher e é uma área que estuda tudo que se relaciona às patologias e às circunstâncias médicas próprias da mulher (gravidez, problemas hormonais, câncer de mama, técnicas de reprodução, atendimento à gestante, exames periódicos, incontinência, atenção ao parto, entre outros).

Diferente do que se imagina, a ginecologia não se prende apenas aos órgãos genitais, é um ramo muito completo, que acompanha a mulher em diversas fases de sua vida, que incluem a primeira menstruação até a menopausa e velhice.

Quando ir ao ginecologista pela primeira vez?

Visitar o ginecologista logo que surgem os primeiros sinais da puberdade é o ideal para que a menina entenda o próprio corpo e lide bem com a sexualidade no futuro, porém a maioria das meninas geralmente visitam o ginecologista após a primeira menstruação, quando o corpo assume comportamentos totalmente desconhecidos pela menina até então.

O primeiro encontro pode ser apenas para começar a criar um vínculo entre o médico e a paciente. Se o ginecologista sentir que a garota está com medo, ou envergonhada, pode apenas conversar e tirar dúvidas e não necessariamente examiná-la.

Com que frequência ir ao ginecologista?

O ideal é que as consultas aconteçam pelo menos uma vez ao ano, quando o médico poderá orientar sobre métodos contraceptivos, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, etc.

A solicitação de exames depende da idade, fatores de risco, se já foram identificadas alterações (acompanhamento) e de eventuais queixas da paciente.

Quais exames preventivos o ginecologista realiza?

Papanicolau: é o exame feito para prevenir o câncer do colo do útero. Nele, o médico colhe uma amostra do útero com uma espátula e uma escovinha e envia a amostra para um laboratório para ser analisada.

Ultrassom vaginal ou de mamas: o ultrassom vaginal é feito quando há queixas de cólicas muito fortes ou menstruação irregular. Já o de mamas é feito quando é detectado algum nódulo ou anormalidade nos seios.

Mamografia: é o exame feito para detectar nódulos nos seios e prevenir o câncer de mama. É recomendado para todas as mulheres acima dos 40 anos.

Colposcopia: com um instrumento que amplia a imagem, permite visualizar com clareza o interior da vagina e o colo do útero. Com ele é possível detectar diversas lesões benignas ou malignas.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like