O que é hematologia?

By

Hematologia é o ramo da medicina que tem como função o estudo do sangue e as suas doenças, como as anemias, hemofilias e as leucemias. Essa especialidade estuda os elementos figurados do sangue como os glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas, além dos órgãos onde são produzidos, como a medula óssea, os linfonodos e o baço.

Também é responsável por tratamentos envolvendo os chamados órgãos hematopoéticos (como a medula óssea), que são aqueles que formam as células do sangue.

O especialista em hematologia pode atuar em ambulatórios, clínicas e hospitais. Além dessas funções, esse profissional pode participar de cirurgias que envolvam transplantes de medula óssea, isto é, desde que o mesmo tenha especialização para realizar tal procedimento.

O sangue é um tecido conjuntivo líquido, produzido na medula óssea vermelha, que flui pelas veias, artérias e capilares sanguíneos dos animais vertebrados e invertebrados. O sangue é um dos três componentes do sistema circulatório, os outros dois, são o coração e os vasos sanguíneos.

Ele é responsável pelo transporte de substâncias (nutrientes, oxigênio, gás carbônico e toxinas), regulação e proteção de nosso corpo.

O sangue é composto por uma parte líquida e uma parte sólida. A parte líquida é chamada de plasma, sendo que 90% dessa parte é somente água e o restante é composto por proteínas, enzimas e sais minerais. A parte sólida é composta por elementos figurados, que são as células como as hemácias, os leucócitos e as plaquetas.

– Glóbulos vermelhos: também são chamados de eritrócitos, ou hemácias. Como o nome sugere, eles são bem vermelhos, sendo graças a eles que o sangue apresenta a cor que tem. São os responsáveis pela oxigenação das células.

– Glóbulos brancos: também são chamados de leucócitos. Eles representam um conjunto de células responsáveis pela proteção do organismo à entrada de agentes estranhos, como micro-organismos que provocam doenças.

– Plaquetas: são fragmentos de células que também podem ser chamados de trombócitos. Graças às plaquetas, quando temos um machucado leve, rapidamente o sangramento para. Elas também ajudam no processo de cicatrização das feridas.

Os sintomas de doenças que caem sob o guarda-chuva de hematologia são bastante variados e facilmente confundida com outras doenças. No entanto, uma rápida análise de sangue para contagem de células pode rapidamente dizer a um hematologista ou não se um paciente tem uma doença do sangue.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0