O que é menarca?

By

A puberdade e o início da adolescência é uma fase bastante delicada no desenvolvimento de qualquer pessoa. Além das confusões psicológicas e da maior vigilância da sociedade, também ocorrem muitas transformações físicas, tanto no que diz respeito aos processos fisiológicos quanto à aparência.

A menarca é conhecida como a primeira menstruação de uma mulher. A partir deste momento se inicia a etapa fértil onde se torna possível a gravidez.

Como é o fluxo da menarca?

A menarca é a culminação de uma série processos fisiológicos e anatômicos da puberdade. O fluxo de sangue da primeira menstruação consiste da combinação de sangue fresco e coagulado com tecido endometrial. O fluxo inicial da menarca é geralmente vermelho mais vivo do que o fluxo menstrual maduro. A primeira menstruação é frequentemente de pouca quantidade e pode ser breve. Como outras menstruações, a menarca também pode apresentar como sintomas as cólicas.

Existe uma idade certa para menstruar?

A menarca ocorre habitualmente entre os 10 e 14 anos de idade. Aos 15 anos, mais de 95% das meninas já terão tido a sua primeira menstruação, motivo pelo qual essa é a idade considerada limite para o surgimento da menarca. As meninas que completam 16 anos sem nunca terem menstruado devem ser avaliadas por um(a) ginecologista, para que ele(a) possa investigar os motivos de tal atraso.

A ausência da primeira menstruação se deve a vários fatores como má formação congênita do aparelho reprodutor, ausência do útero, obstrução do colo do útero, hímen imperfurado, aderências no interior do útero por infecções ou cicatrizes, desnutrição, alguns tipos de câncer e transtornos hormonais seja no cérebro ou no ovário.

Como a menina sabe que vai menstruar?

Antes da menarca acontecer, o corpo da menina já está sendo preparado durante anos para isso (aproximadamente dois anos antes). São diversas as transformações que a puberdade traz para o corpo e psicológico que pode ir dando indícios sobre a primeira menstruação. Algumas são: aceleração do crescimento, aparecimento de pelos pubianos e mamas, aumento dos quadris e de peso.

Atenção: toda garota deve saber que depois da sua primeira menstruação estará sujeita a engravidar. Então se acontecer a relação sexual, poderá ocorrer a gravidez. O melhor é a garota não pensar em sexo precocemente, no entanto se isso não acontecer, então, deverá fazer uso de preservativos.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0