O que é rinite alérgica?

By

 

Rinite alérgica é uma inflamação da mucosa que reveste o nariz, causada por uma reação alérgica, provocando o surgimento de sintomas como espirros, tosse, coriza e coceira no nariz. Geralmente, a rinite alérgica surge depois que a pessoa estar em contato com substâncias alérgicas como poeira, pelos de animais, pólen ou algumas plantas.

O que causa a reação alérgica não é a ação direta do alérgeno, mas sim a resposta exacerbada do organismo ao contato com a substância. Isto explica por que algumas pessoas têm alergia a determinadas partículas e outras não.

Tem cura?

A rinite alérgica tem tratamento, mas não tem cura. Quem tem rinite alérgica pode viver sem sintomas, como qualquer um, quando a rinite é tratada corretamente.

Causas

Várias substâncias presentes no meio ambiente são alergênicas, mas predominam a poeira, o pólen e alguns alimentos. A poeira doméstica é a principal responsável pela rinite em São Paulo e em boa parte do Brasil. Esta poeira tem vários componentes, como restos de pelos de animais, descamação da pele humana e de animais e restos de insetos, bactérias, fungos e ácaros.

Infelizmente, pessoas alérgicas devem se precaver quanto a trazer animais para dentro de casa. Os animais podem causar alergia através de sua saliva, urina ou pelos. Além disso os pelos e penas acumulam ácaros.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são: espirros repetitivos, tosse, coriza incolor, coceira nasal, lacrimejamento constante, congestão ocular e coceira ocular.

Diagnóstico

Para diagnosticar a rinite o médico otorrinolaringologista baseia-se numa boa história clínica com o paciente e em um exame físico adequado. Dependendo do caso, podem ser necessários exames complementares, como videoendoscopia nasal, radiografias e tomografias da face, testes alérgicos, dosagem de IgE sérica e específica, rinomanometria, citologia de secreção nasal.

Tratamento

Higiene Ambiental

A forma mais simples de tratar alergia é evitar o contato com a substância que desencadeia os sintomas. Então, supondo que a causa da rinite sejam os ácaros por exemplo, é importante manter a casa ventilada, por exemplo.

Anti-histamínicos

Um dos tratamentos mais comuns para a rinite são os anti-histamínicos, que melhoram os sintomas. Os vasoconstritores locais também tratam eficazmente os sintomas da rinite. São utilizados sob a forma de sprays quando o nariz está entupido.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0