O que é teste de Apgar?

By

Com o objetivo de avaliar a vitalidade do recém-nascido, o teste de Apgar foi criado em 1952 pela anestesista norte-americana Virginia Apgar e se popularizou mundialmente por ser um método fácil e confiável para determinar os primeiros cuidados com o bebê. Saiba mais sobre esse teste lendo esse post!

Logo que o bebê nasce ele recebe uma nota pelo seu estado físico. Essa nota é importante para saber se tem algum problema a ser investigado e a necessidade de algum tratamento com oxigênio ou outro procedimento que precise ser feito. A nota é chamada de índice de apgar e se dá em 2 fases após o nascimento do bebê, no primeiro minuto e no quinto minuto de vida do bebê.

O índice de APGAR avalia a vitalidade do bebê através da pontuação de 5 parâmetros, sendo que cada parâmetro vale de 0 a 2 pontos:

Frequência cardíaca;

Respiração;

Tônus muscular;

Irritabilidade reflexa;

Cor da pele.

O que significa a pontuação?

Avaliação entre 8 e 10 mostra crianças em estado de saúde de ótimo a excelente, que provavelmente não vão precisar de cuidados extras.

Avaliação entre 5 e 7 indica estado regular e pode haver necessidade de ajuda de aparelhos para respirar. O médico talvez massageie vigorosamente a pele do bebê ou dê a ele um pouco de oxigênio.

Avaliação abaixo de 5 aponta bebês em condições que exigem auxílio médico especial.

O que esperar desse exame?

Se, após a avaliação no prazo de cinco minutos, a pontuação continua sendo baixa, é um sinal de aviso que indica a necessidade de verificar se o bebê pode ter problemas de saúde ocultos, como problemas respiratórios ou uma hemorragia interna.

É importante destacar que algumas pontuações inferiores ao normal não significa que tenham problemas permanentes para o bebê, nem tampouco predizem nem a inteligência, nem o temperamento ou as capacidades físicas futuras da criança.

Como saberei a nota do teste de Apgar de meu filho?

Se você faz questão da informação, pode perguntar à equipe médica na sala de parto. De qualquer forma ela faz parte do prontuário médico de seu filho, pois a informação sempre é registrada para eventuais consultas no futuro.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0