O que saber sobre a Síndrome de Down?

By

Síndrome de Down não é doença

A síndrome de Down ocorre quando, ao invés da pessoa nascer com duas cópias do cromossomo 21, ela nasce com 3 cópias, ou seja, um cromossomo número 21 a mais em todas as células. Isso é uma ocorrência genética e não uma doença. Por isso, não é correto dizer que a síndrome de Down é uma doença ou que uma pessoa que tem síndrome de Down é doente.

 

Idade da mãe: algo para se atentar

A incidência de nascimentos de crianças com Síndrome de Down aumenta com a idade da mãe. Isso significa que quanto mais tempo uma mulher espera para ter filhos, maior é a chance de que ela tenha um filho com a condição.

As pessoas com síndrome de down não são todas iguais

Apesar de indivíduos com síndrome de Down terem algumas semelhanças entre si, como olhos amendoados, baixo tônus muscular e deficiência intelectual, não são todos iguais. Por isso, devemos evitar mencioná-los como um grupo único e uniforme. Todas as pessoas, inclusive as pessoas com síndrome de Down, têm características únicas, tanto genéticas, herdadas de seus familiares, quanto culturais, sociais e educacionais.

 

Pessoas com Síndrome de Down adoecem mais

Ocasionalmente, como consequência de baixa resistência imunológica, as crianças com Síndrome de Down, principalmente nos primeiros anos de vida, são mais susceptíveis a infecções, principalmente no sistema respiratório e digestivo. Esta propensão vai diminuindo com o crescimento.

 

As pessoas com Síndrome de Down também têm maior risco de apresentar alguns problemas de saúde congênitos, como cardiopatias, problemas respiratórios, de tireoide e deficiências auditivas, por exemplo.

 

Quais as características da Síndrome?

Entre os traços físicos que normalmente são atribuídos aos portadores da Síndrome de Down estão a baixa estatura, ter uma linha horizontal cruzando as palmas das mãos, dedos mais curtinhos, muita flexibilidade muscular e nas articulações e olhos amendoados, por exemplo.

 

É possível diagnosticar a síndrome antes do nascimento?

Atualmente existem exames para a realização do diagnóstico da Síndrome de Down ainda durante a gestação. Alguns desses exames são a ultrassonografia, a análise citológica do líquido amniótico e a amostragem de vilosidades coriônicas.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0