O que trata o alergologista?

By

O alergologista é o médico especialmente treinado para investigar e tratar as doenças alérgicas, incluindo a asma. Para tornar-se um profissional dessa área, o médico tem que completar vários anos de treinamento. Como resultado desse treinamento intensivo, esse especialista é o médico mais qualificado para manejar eficazmente as necessidades abrangentes dos pacientes com doenças alérgicas.

As principais características que definem um alergologista são a apreciação da importância dos desencadeantes externos que causam a doença e o conhecimento de como identificar e tratar essas doenças, juntamente com a experiência nas terapias imunológicas e fármacos apropriados. Essa conduta no diagnóstico e na terapia é um valor essencial do especialista em alergia, e destaca o alergista entre muitos especialistas cujas bases de pacientes podem sobrepor-se com a especialidade.

Os alergologistas são treinados em relação à prevenção, ao diagnóstico e tratamento dos problemas relacionados ao sistema imunológico, como as doenças alérgicas, a asma, as deficiências imunológicas congênitas, as doenças auto-imunes e, até mesmo, a AIDS. Ao contrário do resfriado comum, uma doença alérgica não é uma condição passageira, pela qual a pessoa passará incólume. A ajuda de um profissional treinado pode ajudar a reduzir a frequência com a qual os pacientes precisam ficar em casa, sem ir à escola ou ao trabalho, devido aos sintomas alérgicos. Os estudos mostram que os pacientes em acompanhamento com um alergologista também apresentam menor necessidade de procurar atendimento em pronto socorro, além de terem maior capacidade de lidar com sua doença alérgica, no dia-a-dia.

Uma vez encaminhado ao alergologista, esse profissional realizará uma entrevista completa, incluindo perguntas sobre seus sintomas, história familiar e características dos ambientes doméstico e de trabalho. Além disso, indicará a realização de alguns exames, como os testes cutâneos ou o exame de sangue, e qualquer outro que considerar necessário. Todos esses passos ajudarão na realização do diagnóstico correto de sua doença alérgica. Para ajudar na prevenção dos sintomas, ele trabalhará com você na construção de um plano de tratamento, além de prescrever os medicamentos com melhor relação custo-eficácia. Além disso, ele será capaz de fazer recomendações quanto ao uso de medicamentos específicos e/ou dispositivos, além de orientar quanto a qualquer medida de controle ambiental que necessite ser realizada.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like