para que tipo sanguíneo posso doar sangue?

By

Landsteiner foi um cientista que, ao observar muitos acidentes fatais em pacientes de transfusões sanguíneas,  provou entre 1900 e 1901 que a espécie humana possui grupos sanguíneos diferentes. Notou-se em testes que as hemácias do doador, em alguns casos, aglutinavam em contato com plasma do sangue do paciente.

A partir disso, foi possível relacionar o fenômeno das reações entre anticorpos e antígenos. Antígenos são todas as substâncias que nosso organismo entende ser um “invasor”, podendo ser uma proteína ou um polissacarídeo e os anticorpos são proteínas encontradas no plasma sanguíneo e têm a função de neutralizar ou destruir a substância invasora.

Isso só é possível, pois o anticorpo tem uma forma complementar à do antígeno, sendo a reação antígeno-anticorpo específica. Indivíduos podem ter sangue do grupo A, B, AB ou O, dependendo da presença de determinados antígenos nos glóbulos vermelhos.

Em 1940, Karl Landsteiner também descobriu a existência do chamado fator Rh, que era responsável pela incompatibilidade de alguns tipos de sangue mesmo quando o sistema ABO era respeitado. A partir desta descoberta, os indivíduos foram classificados como Rh positivo ou Rh negativo, de acordo com a existência ou não do fator Rh em seus sangues.

Atualmente, as transfusões sanguíneas utilizam as classificações ABO e Rh para evitar que um sangue incompatível seja administrado em um paciente que necessita de transfusão. Sendo assim, são 8 os tipos sanguíneos: A+, B+, AB+, O+, A-, B-, AB-, O-

Sendo assim, existem compatibilidade sanguínea entre os seguintes grupos:

A+   pode doar para AB+ e A+

B+   pode doar para B+ e AB+

AB+ pode doar para AB+

O+   pode doar para A+, B+, O+ e AB+

A-     pode doar para A+, A-, AB+ e AB-

B-     pode doar para B+, B-, AB+ e AB-

AB- pode doar para AB+ e AB-

O-   pode doar para todos

 

A+   pode receber A+, A-, O+ e O-

B+   pode receber B+,B-, O+ e O-

AB+ pode receber todos

O+   pode receber O+ e O-

A-     pode receber A- e O-

B-     pode receber B- e O-

AB- pode receber A-, B-, O- e AB-

O-   pode receber O-

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0