Paracentese: o que é? Para que serve?

By

A paracentese é um procedimento médico que consiste na retirada de líquido de uma cavidade do corpo por meio da punção com agulha. 

É normalmente utilizada para a retirada do líquido acumulado na cavidade abdominal – em certas condições mórbidas -, ou em casos de ascite, doença comumente chamada de “barriga d’água”.

A paracentese é feita com o objetivo diagnóstico, em que uma pequena quantidade de líquido é colhido para ser analisado em laboratório a fim de identificar a causa do acúmulo. O procedimento terapêutico, comumente chamado de paracentese de alívio, retira uma grande quantidade de líquido abdominal que normalmente causa desconforto e atrapalha até mesmo a respiração.

Possíveis complicações

A paracentese, na maioria das vezes, é um procedimento seguro. No entanto, é possível que surjam algumas complicações, como a perfuração de algum órgão do trato digestivo, hemorragia ou infecções do líquido ascítico ou da parede abdominal.

Como é feita?

A paracentese é realizada pelo médico, e o procedimento envolve os seguintes passos, segundo o site https://www.tuasaude.com

  1. O paciente deve estar deitado confortavelmente em uma maca.
  2. É feita a assepsia e antissepsia da região que será puncionada, e o médico deve se paramentar com materiais para evitar a contaminação, como luvas, avental, gorro e máscara.
  3. A anestesia local é aplicada onde será inserida a agulha, geralmente na região inferior esquerda, entre o umbigo e a crista ilíaca, ou conforme guiado pelo exame de ultrassom.
  4. É realizada a punção de forma perpendicular à pele com uma agulha de grosso calibre, específica para o procedimento.
  5. O líquido é coletado para a seringa, que poderá ser analisado em laboratório.
  6. Caso seja necessário remover uma maior quantidade de líquido ascítico, o médico poderá acoplar a agulha em um equipo de soro ligado a um frasco que fica localizado em um nível mais baixo que o do paciente. Assim, o líquido poderá ser drenado, fluindo naturalmente.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like