Por que roer as unhas faz mal?

By

O ato de comer as unhas, também conhecido como onicofagia, tem implicações muito sérias não somente do ponto de vista estético, mas também para a saúde.

 

As unhas transportam vírus e bactérias que podem causar doenças uma vez que entrem em contato com a boca. Além disso, ao roê-las é possível danificá-las permanentemente, assim como os dentes e as gengivas. Saiba mais sobre esse ato em nosso post!

 

Quais os malefícios de roer as unhas?

 

Esmalte dos dentes prejudicados

O hábito de roer unhas prejudica o esmalte dos dentes, deixando-os desprotegidos e à mercê das cáries. Em crianças, o hábito de roer unhas pode prejudicar o desenvolvimento dos dentes, causando má oclusão dentária. Quem além de roer unhas ainda as come, tem a possibilidade de causar pequenas lesões no estômago e no intestino.

 

Doenças causadas por bactérias

Suas unhas são local ideal para que as bactérias prosperem, o que inclui bactérias potencialmente patogénicas como Salmonella e E. coli. Quando você morde suas unhas, essas bactérias se transferem facilmente para sua boca e o resto do seu corpo, onde podem causar infecções.

 

Problemas no organismo

O simples roer unhas não irá causar problemas estomacais, entretanto, pode acontecer de pedaços da unha serem engolidos pelo indivíduo gerando uma série de complicações no estômago e intestino.

 

Bruxismo

Pessoas que roem as unhas estão mais propensas a desenvolver bruxismo – o ato de ranger ou apertar os dentes sem intenção, normalmente durante o sono, que pode causar dor de cabeça, sensibilidade, perda dental e retração da gengiva.

Dessa forma, roer as unhas agrava as consequências prejudiciais do bruxismo para a saúde bucal, aumentando a ocorrência de sintomas como:

dor na cabeça, na articulação temporomandibular ou na face;

desgaste do esmalte e sensibilidade dentária;

fratura dos dentes;

retração da gengiva;

perda dos dentes, nos casos mais graves.

O hábito de roer as unhas pode agravar outro problema de saúde bucal que leva muitos pacientes a procurar o consultório odontológico. Trata-se do mau hálito.

Lesão nas gengivas

Os pedaços de unhas roídas têm bordas cortantes e estão cheios de bactérias. Eles podem ficar presos entre os dentes, lesionar e contaminar as gengivas, dando lugar a inflamações, sangramentos e mau hálito.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0