Pressão baixa traz riscos?

By

Contrariamente à tensão arterial alta, a hipotensão não é potencialmente fatal e não causa quaisquer outras doenças potencialmente graves. Proporciona também proteção contra muitas doenças cardiovasculares, tais como o ataque cardíaco e o acidente vascular cerebral (AVC). A hipotensão arterial, acontece quando a pressão atinge valores iguais ou inferiores a 9 por 6(90 mmHg x 60 mmHg), mas quando está muito baixa pode trazer problemas, confira!

O que é considerada pressão arterial normal?

A pressão arterial (PA) é um dos indicadores da perfusão sanguínea dos tecidos. Quando a pressão arterial está normal, isso significa que todos os tecidos do corpo estão conseguindo ser adequadamente perfundidos. Em geral, considera-se uma pressão arterial entre 100/60 mmHg e 120/80 mmHg ideal para o ser humano.

Causas

Quedas de pressão podem acontecer em situações que favorecem a perda do controle do fluxo de sangue. Desidratação, jejum prolongado, uso excessivo de medicações contra a hipertensão, de diuréticos e de remédios para emagrecer, entre outros, podem ser os responsáveis por essa condição. Da mesma forma, nos dias de calor, a tendência é diminuírem os níveis de pressão, porque as artérias ficam mais dilatadas e o sangue não precisa exercer muita força para circular.

Quais sintomas a hipotensão pode causar?

A queda de pressão arterial pode ser assintomática. Mas, quando presentes, os sintomas são relacionados ao baixo fluxo de sangue para os órgãos, principalmente o cérebro. Assim, a pessoa pode ter: Tontura, sensação de desmaio, desmaio, fadiga, sonolência, baixa disposição, suor frio, palidez dos lábios e taquicardia (sensação do coração batendo rápido).

Como tratar um episódio de pressão baixa?

Coma uma dieta mais alta em sal, beba muitos fluidos não alcoólicos, limite as bebidas alcoólicas, beba mais fluidos durante o tempo quente e se estiver com uma doença viral, como um resfriado ou a gripe, peça ao seu médico que avalie seus medicamentos prescritos e de venda livre para verificar se algum deles está causando seus sintomas, faça exercício regulares para promover o fluxo sanguíneo e tenha cuidado ao levantar-se ou sentado. Para ajudar a melhorar a circulação, bombeie seus pés e tornozelos algumas vezes antes de levantar.

A pressão baixa pode trazer riscos?

A pressão baixa é perigosa nos pacientes graves que apresentam-se em estado de choque que pode ser por perda excessiva de sangue, por falência do coração, por infecções graves como a sepse, dentre outras causas. Nesses casos, o paciente necessita de remédios na veia para o aumento da pressão sanguínea, evitando a parada cardiorrespiratória.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0