Quais os benefícios de dormir bem?

By

Ter uma boa noite de sono pode trazer muitos benefícios práticos, além de ser de extrema importância para a saúde de uma pessoa. Os benefícios relacionados ao ganho de massa muscular, emagrecimento, foco, e até mesmo em relação a uma pele saudável, são alguns dos quais trataremos aqui. Confira!

Intelectual

O descanso é fundamental para melhorar nossa atividade intelectual. O cérebro precisa deste tempo para processar toda a informação acumulada durante o dia. Ao estudar, por exemplo. Ele também ajuda as nossas emoções, liberando as emoções inconscientes que seriam reprimidas.

O sono fortalece o sistema imunológico

Quer ficar de fora da lista de lesões e ficar menos doente? Crie o hábito de descansar com qualidade para manter em “boa forma” as células e proteínas de seu sistema imunológico. Isso melhora a sua capacidade de derrotar os resfriados, a gripe e outras infecções. O sono também deixa as vacinas mais eficazes.

Dormir bem diminui a ansiedade

Pessoas que dormem bem são menos ansiosas e irritadas. O relaxamento propiciado por uma noite bem dormida é conta do hormônio melatonina. Sua função é mostrar ao organismo que é noite e precisa diminuir o ritmo. A produção da melatonina é entre 8 e 9:30 da noite.

Ativar a memória

Dormir bem permite que o cérebro processe melhor as novas experiências e conhecimentos, melhorando a memória. Durante o sono, o cérebro processa e consolida as memórias do dia, por isso noites mal dormidas podem fazer com que as novas informações não fiquem armazenadas corretamente, prejudicando a memória.

Controla o apetite

Sabe aqueles quilos extras? Eles podem ter surgido a partir das noites mal dormidas. Durante o sono o organismo produz a leptina, um hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade. Quem apresenta baixos níveis desse hormônio acaba comendo mais e o resultado todo mundo já conhece.

Além disso, aqueles que não tem hábitos saudáveis de sono apresentam taxas mais elevadas de hormônios que agem na sensação de apetite.

Rejuvenescer a pele

Uma boa noite de sono ajuda a rejuvenescer a pele, diminuindo as rugas e linhas de expressão, pois durante a noite as células da pele renovam-se e descansam e é produzida melatonina, que ajuda a prevenir o envelhecimento.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0