Quais os benefícios do Ômega 3?

By

​O ômega 3 é um tipo de gordura boa para o organismo, que é encontrada especialmente nos peixes de água do mar, como salmão, atum e sardinha, e nas sementes como chia e linhaça. Confira tudo sobre o ômega 3 nesse post!

 

Por que o ômega 3 é sempre relacionado ao cérebro?

O ômega 3 é um nutriente muito importante para as funções cerebrais, pois 60% do cérebro é constituído por gordura, especialmente o Ômega 3. A deficiente ingestão desta gordura está associada a maior perda de memória do idoso e a elevados níveis de sentimentos de angústia e depressão.

 

Afinal, o que é ômega 3?

Os ácidos graxos ômega 3 são um tipo de gordura insaturada, e são tidos como o único tipo de gordura que o organismo humano não consegue sintetizar. Por esse motivo, são considerados essenciais e devem estar presentes no cardápio regularmente a fim de evitar uma deficiência do nutriente.

 

Para que serve?

O ômega 3 é parte fundamental das membranas celulares, e pode interferir no mecanismo de sinalização presente em cada célula (receptor). Ou seja, o ácido graxo afeta a função dos receptores que se encontram na parte externa das células.

 

Gravidez

Um dos principais e mais conhecidos benefícios do ômega 3 está na gravidez. Quando a gestante faz o uso acompanhado dessa substância, as chances de um melhor desenvolvimento do seu bebê melhoram. Além disso, o consumo de ômega 3 reduz as chances de um parto prematuro e pode deixar os bebês mais fortes.

 

Controla a insulina

Esse é um dos benefícios do ômega 3 que pode ser útil tanto para quem está de olho nas taxas de glicose no sangue como para aqueles que precisam emagrecer. Ao acrescentar uma fonte de ômega 3 ao prato, você estará diminuindo o índice glicêmico da sua refeição, o que por sua vez se traduz em uma menor liberação de insulina na circulação sanguínea. E menos insulina significa melhor controle da glicemia e uma redução no risco de aparecimento de diabetes do tipo 2.

ômega 3 emagrece?

Considerando-se o papel anti-inflamatório do ômega 3, ele pode sim ser um auxiliar na perda de peso. Entretanto, seu consumo da forma de suplemento não deve exceder a recomendação diária, já que pode levar a sangramentos e até ao ganho de peso, uma vez que se trata de uma gordura.

 

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like