Quais os perigos da anemia?

By

Anemia é uma doença do sangue que se caracteriza pela queda dos níveis de hemoglobina no sangue, proteína responsável pelo transporte de oxigênio e de nutrientes pelo organismo. Para medir se esses níveis estão normais, o médico pede um exame de sangue simples chamado hemograma. Afinal, quais os perigos e consequências dessa doença?

 

Afinal, quais os sintomas dessa doença?

A maioria das anemias não apresentam sintomas, exceto aquelas muito graves, quando há uma queda muito rápida da taxa de hemoglobina no sangue. No geral, o organismo se adapta a níveis um pouco inferiores e é por isso que não se sente nada. Contudo, quando estes níveis são muito baixos, as pessoas começam a sentir fadiga intensa, falta de ar e fraqueza. Isso acontece porque o sangue não consegue suprir o oxigênio necessário para as funções musculares.

 

Se eu não tratar a anemia, o que pode acontecer?

Algumas pessoas com anemia podem ter arritmia, que é um problema na frequência ou ritmo da batida do coração. Com o tempo, arritmias podem danificar o coração e ocasionar insuficiência cardíaca. Anemia também pode danificar outros órgãos do corpo porque o sangue não consegue prover oxigênio suficiente para eles. Anemia pode enfraquecer pessoas com câncer ou AIDS e ameaçar o tratamento para essas doenças.

 

Anemia leva a leucemia? Mito!

Os leucócitos malignos produzidos excessivamente na leucemia vão se acumulando dentro da medula óssea, ocupando espaço que antes era reservado para a produção de outras células do sangue, como as hemácias. Por isso, com o passar do tempo, o paciente com leucemia pode começar a ter anemia, que surge por falta de produção de novos glóbulos vermelhos pela medula óssea doente.

 

Portanto, a leucemia pode provocar anemia, mas a anemia não causa leucemia. Em hipótese alguma. Mesmo as anemias que duram anos não apresentam risco de se transformar em leucemia.

 

Anemia mais comum

Felizmente, a anemia mais comum é a ferropriva, que pode ser revertida com acompanhamento médico e evitada por meio de uma boa alimentação. Se a pessoa comer carne, verduras de cor verde escura e feijão, ela consegue a quantidade de ferro necessária para o dia.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0