Quais os riscos do parto prematuro?

By

A gestação do bebê humano, da concepção ao parto, dura cerca de nove meses (entre 37 e 42 semanas). Fala-se em parto prematuro quando o nascimento do bebê se dá entre 22 e 37 semanas, já que um bebê nascido antes de 22 semanas não é viável. O bebê nascido de parto prematuro é também um bebê prematuro, necessitando de auxílios maiores para sobreviver. Afinal, qual os problemas que um bebê prematuro pode apresentar?

O que causa um parto prematuro? Dentre as diversas causas possíveis, listamos as causas mais comuns:

Sangramento uterino: pode ser resultante de uma alteração da placenta, levando ao rompimento precoce das membranas amnióticas.

Estresse psicológico ou físico: pode ocasionar a liberação de hormônios que estimulam as contrações.

Exacerbada distensão uterina: em casos de gestação de múltiplos há um considerável aumento de volume do útero, podendo levar à produção de substâncias que induzem às contrações uterinas.

O que pode acontecer com o bebê?

Parto prematuro com 23 a 25 semanas: a maior parte dos casos pode desenvolver deficiências graves, como paralisia cerebral, cegueira ou surdez;

Parto prematuro com 26 e 27 semanas: alguns casos podem desenvolver deficiências moderadas, como dificuldade visual, falta de controle motor, asma crônica e dificuldade em aprender;

Parto prematuro com 29 a 31 semanas: a maior parte dos bebês desenvolvem sem problemas, mas alguns podem apresentar formas leves de paralisia cerebral e problemas visuais;

Parto prematuro com 34 a 36 semanas: os bebês prematuros desenvolvem-se de forma semelhante aos que nascem dentro da data prevista, mas têm maiores chances de apresentar problemas de desenvolvimento e aprendizagem.

Quando o bebê prematuro vai para casa?

Normalmente, o bebê pode ir para casa quando atinge 2 kg e quando seus órgãos se encontram desenvolvidos, sendo capaz de engolir sem ajuda de sondas e não apresenta dificuldade para respirar.

Graças ao grande avanço da medicina em relação aos bebês prematuros,grandes são as chances de desenvolvimento e sobrevivência dos bebês nascidos antes do tempo. Porém quanto menor for seu período intrauterino mais chances de apresentar problemas de saúde ele terá.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0