Qual a função do reumatologista?

By

A reumatologia estuda principalmente a inflamação, que pode ocorrer virtualmente em qualquer parte do corpo, das mais diversas maneiras e pelas mais diversas causas. Isso é particularmente verdadeiro quando se fala das doenças chamadas autoimunes quando as células de defesa (sistema imunológico) atacam estruturas do próprio corpo, da mesma forma que fariam com micróbios invasores ou tumores.

O resultado é inflamação destas estruturas, que podem ser literalmente qualquer tecido do corpo. Quando atingem o cérebro podem produzir quadros que lembram derrames, quando atingem a pele podem produzir as mais diferentes lesões, quando atingem as juntas levam às artrites. Algumas destas doenças acometem os vasos sanguíneos. Como todo o corpo é irrigado pelo sangue, os sintomas podem ocorrer em qualquer lugar. Fácil entender porque a reumatologia frequentemente abrange doenças também vistas por outras áreas da medicina, notadamente a ortopedia e a neurologia, mas também infectologia, pneumologia, gastrenterologia e tantas outras.

Trata de doenças como: a artrite reumatoide, uma doença crônica que causa dor, rigidez, inchaço e perda da função articular; a febre reumática, de origem bacteriana e que se caracteriza por inchaço e dor das articulações podendo comprometer o coração; a fibromialgia, que provoca dores generalizadas pelo corpo, fadiga e sono não reparador; a tendinite, uma inflamação nos tendões; e a bursite, inflamação da bursa (pequena bolsa localizado entre o osso e estruturas como músculos, pele e tendões).

As vítimas de lombalgias (dores na coluna e portadores de hérnia de disco) e da osteoporose, ocasionada pela perda de massa óssea, também são atendidas por esse profissional.

Existem mais de 100 tipos de doenças reumáticas, vale também lembrar da osteoartrose (Bico de Papagaio), a gota (causada pelo excesso de ácido úrico) e do lúpus (doença auto imune sistêmica que pode comprometer a pele, articulações, rins, coração, entre outros órgãos). Algumas delas são muito graves e podem ser difíceis de diagnosticar e tratar.

Sintomas vagos como fadiga, mal estar, perda de peso podem ser a primeira manifestação de algumas doenças reumáticas. Vale lembrar que, além de quadro de dor, algumas doenças reumáticas podem comprometer também órgãos vitais como o coração, rins, cérebro e pulmões. Por isso, se o paciente apresentar algum dos sintomas citados deve procurar um reumatologista.

2 Comments
  1. Maria de Lourdes Vieira do Vale 11 meses ago
    Reply

    Buscando reumatologista

    • admin 11 meses ago
      Reply

      Nós temos reumatologistas, Maria!

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like