Saiba a diferença entre o psicólogo e o psicanalista

By

Dia 27 de agosto de 1962, João Goulart, então Presidente da República na época, sancionou a Lei 4.119 que finalmente tornava a psicologia uma profissão. No entanto, apenas em 1971 foi fundado o Conselho Federal de Psicologia (CFP). Anos depois foram surgindo novas áreas de atuação, como psicólogo, psicanalista psicologia escolar/educacional, psicologia organizacional, psicologia de trânsito, psicologia jurídica, psicologia do esporte, psicopedagogia, psicomotricidade, psicologia social e neuropsicologia.

 

O que um psicólogo estuda? 

O profissional em psicologia estuda o comportamento humano por meio da análise de suas ideias, valores e emoções que contribuem para a formulação de um diagnóstico preciso. Com a sua instituição, a prevenção e o tratamento de doenças mentais e distúrbios emocionais ou de personalidade são possibilitados. 

 

Qual é a diferença entre um psicólogo e um psicanalista? 

Quando você é graduando em Psicologia, surge a necessidade de escolha entre as famosas abordagens ou teorias psicológicas. As abordagens são como subgrupos dentro de um grupo maior que terá uma visão discrepante de mundo em técnicas divergentes. Nem todo psicanalista é psicólogo. A Psicanálise está contida na Psicologia, mas de forma independente desta. 

A Psicanálise não nasceu da Psicologia. Seu precursor foi Freud, um médico neurologista mundialmente conhecido no ramo. A princípio os psicanalistas eram quase todos médicos e, em grande parte, psiquiatras. Hoje, para ser psicanalista é preciso ter curso superior em qualquer área do saber, além de também ser necessário concluir a formação em Psicanálise em alguma Escola Psicanalítica. 

Com o título de psicanalista o profissional está apto a realizar a temida análise. É nela que se configura o processo terapêutico no qual o psicanalista investigará, através de técnicas específicas, o inconsciente humano. Um bom exemplo para a ilustração do processo corresponde à interpretação dos sonhos.

 

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like