Será que eu tenho alergia a picada de mosquito?

By

A picada de insetos sempre causa incômodos e, muitas vezes, pode trazer sérias complicações. Por isso, é preciso saber como proceder em caso de picadas, sejam as mais amenas até as mais graves, buscando ajuda médica quando os sintomas persistirem.

Uma das alergias mais conhecidas é a alergia a picada de mosquitos. Geralmente, ocorrem em sua maioria já na infância. A criança dorme e quando acorda está com várias picadas que incham, ficam avermelhadas e provocam uma série de reações desagradáveis.

Observamos que determinadas peles são bem mais picadas do que outras, no entanto ainda não existem conclusões científicas que possam explicar esse fato. Supõe-se que isso ocorre devido a diferenças no suor (transpiração) de cada indivíduo, o que atrairia mais ou menos o mosquito.

Por que ficamos com alergia?

Antes de sugar, os mosquitos injetam sua própria saliva, que possui propriedades anticoagulantes, impedindo a coagulação do sangue que será ingerido. É esta saliva que costuma causar as reações alérgicas típicas das picadas de mosquito.

Sintomas

Entre os sinais e sintomas estão dor, coceira, ardência, manchas, inchaço, lesões papulosas e a formação de crostas na pele. Nos casos mais leves e pouco sintomáticos, as lesões podem desaparecer espontaneamente. Entretanto, algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas mais graves. Pode haver a presença de sintomas sistêmicos, como urticária, enjoos, dor abdominal, aceleração dos batimentos do coração, aumento da pressão arterial e falta de ar.

Tratamento

O tratamento se faz através de anti-histamínicos orais e corticoide em cremes ou via oral, prescritos pelo médico. Além disso, pode-se adotar medidas preventivas tais como: evitar locais e horários de grande afluxo de insetos, usar roupas protetoras e utilizar repelentes de insetos.

Prevenção

É essencial reduzir a população e mosquitos ao seu redor. Jogue fora qualquer tipo de água parada que possa servir como reservatório para os ovos de mosquitos. Evite deixar as janelas abertas no início da manhã e no final da tarde. Se o calor for grande, use telas para evitar a entrada de mosquitos.

Os repelentes servem para diminuir a atração do mosquito pela sua pele. Dê preferência aos que possuem DEET em sua fórmula. O DEET já é usado há mais de 40 anos como repelente e ainda é o mais efetivo de todos.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like