Será que meus pés são planos?

By

O pé chato é uma variação anatômica do tipos de arco dos pés. Essa variação é, normalmente, hereditária e está ligada à área da sola do pé que o indivíduo usa como apoio. Essa variação pode deixar a pessoa mais suscetível a alguns tipos de lesão nos pés e dores. Saiba mais!

 

Maior chance de entorses

As pessoas portadoras de pés planos, conhecidos como pés chatos, têm a tendência de pisar para dentro, com a borda interna dos pés, ou seja, são chamados de pronados. O que causa desequilíbrio na pisada e na marcha provocando várias lesões como entorses de tornozelo que ocorrem com mais frequência.

 

Sintomas

O calcanhar pode se mover e pode empurrar a fíbula (o osso externo do tornozelo). Isso provoca dor na parte externa do tornozelo. A artrite no calcanhar provoca o mesmo tipo de dor. Os pacientes com lesões anteriores ou artrite do pé podem ter proeminências ósseas dolorosas.

 

Como chegar ao diagnóstico?

Os testes para diagnosticar o problema podem variar entre podoscopia, que consiste em analisar as ‘impressões digitais’ do pé aplicadas em um aparelho, além de um teste simples, pedindo para o paciente ficar na ponta dos pés e analisar como a curvatura e o calcâneo se comportam, além de realizar exames de palpação dos pés, para avaliação da sua flexibilidade.

 

Para complementar o diagnóstico, o especialista pode solicitar exames de imagem, como raio-x e tomografia computadorizada, especialmente se houver suspeita de alguma condição associada.

 

Como tratar esse problema?

O tratamento para corrigir o pé chato pode ser feito de diversas maneiras: com uso de palmilhas, sapatos ortopédicos, no entanto, também podem ser necessárias sessões de fisioterapia com exercícios que ajudam na formação da cavidade do pé além da prática de exercícios.

 

Quando a criança tem menos de 8 anos de idade, ela nem sempre precisa fazer nenhum tratamento específico para corrigir os pés planos. Até os 8 anos, é normal que a criança tenha um pé plano, porque o local da curvatura ainda pode conter algum acúmulo de gordura que esteve presente ali desde o seu nascimento.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0