Você sabe as diferenças de escoliose, lordose e cifose?

By

Alterações na coluna representadas por desvios anormais ou acentuamento de curvas normais já existentes são chamadas de desvios posturais. Esses podem levar ao uso incorreto das outras articulações corporais, uma vez que o corpo busca compensações para se manter o equilíbrio do indivíduo, podendo, também, causar enrijecimento e encurtamento dos músculos.

A coluna vertebral possui, naturalmente, curvaturas na região torácica e lombar, mas em casos de desvios posturais, há alterações nesta conformação natural.

Escoliose

A coluna vertebral vista por trás deve ser reta, alinhada. A escoliose é uma deformação morfológica da coluna vertebral nos três planos do espaço. Assim, a coluna realmente se torce, não somente para os lados, mas para frente e para trás e em volta do seu próprio eixo. Essa torção em maiores graus determina a gravidade da escoliose e a forma de ser tratada.

Diagnóstico e tratamento

Para um diagnóstico eficaz, o médico costuma pedir exames de imagem, como raio-X, tomografia computadorizada e até exames de ressonância magnética.

Mesmo existindo a curvatura, se a pessoa não tem sintomas advindos da coluna, não é necessária cirurgia. Caso haja sintomas iniciais, esses devem ser tratados com medicamentos ou com programas de tratamento conservador, tais como fisioterapia e hidroginástica (tratamento não cirúrgico).

Lordose

A lordose caracteriza-se pelo aumento anormal da curva lombar levando a uma acentuação da lordose lombar normal.. Caracteristicamente, a dor nas costas em pessoas com aumento da lordose lombar ocorre durante as atividades que envolvem a extensão da coluna lombar, tal como o ficar em pé por muito tempo.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é feito, em grande parte, através de exames físicos e de uma breve conversa com o paciente para analisar os hábitos de vida desta pessoa. Durante o exame físico o médico irá manipular a coluna para identificar possíveis anomalias e irá medir a assimetria da mesma.

Nem toda lordose precisa de algum tipo de tratamento, mas quando a curva é rígida, deixando as costas sem flexibilidade, há a necessidade de um tratamento eficaz e bem direcionado.

Cifose

A cifose é uma curvatura fisiológica da coluna vertebral. Considera-se patológica quando essa curvatura está mais acentuada. É a chamada corcunda. A instalação da deformação (costas arqueadas) faz-se, habitualmente, de forma lenta, com dor ligeira nas costas, fadiga, sensibilidade e rigidez da coluna vertebral.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é substancialmente clínico auxiliado por radiografias simples da coluna vertebral. Nelas é possível observar a anatomia vertebral, presença de lesões mais grosseiras.

O tratamento inicial da cifose é através de atividades para fortalecimento da musculatura do dorso e alongamento da musculatura peitoral, natação, correção postural e fisioterapia. Quando houver dor, medicação sintomática.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0