Você sabe o que é menopausa?

By

Menopausa é o período fisiológico após a última menstruação da mulher. Nesse espaço de tempo são encerrados os ciclos menstruais e ovulatórios. O início da menopausa só pode ser considerado após um ano do último fluxo menstrual, uma vez que, durante esse intervalo, a mulher ainda pode menstruar. A menopausa significa que a mulher não é mais fértil, portanto, não pode mais engravidar.

A menopausa acontece devido à diminuição na produção dos hormônios responsáveis pelos ciclos menstruais e fertilidade da mulher, e a intensidade dos seus sintomas varia de acordo com cada organismo.

Sintomas

O sintoma mais comum é o fogacho, um calor súbito em ondas que acomete a região do rosto e do pescoço. O fogacho também desaparece subitamente. O sono acaba prejudicado, a pele resseca, os ossos enfraquecem, favorecendo a osteoporose, a mucosa vaginal perde a lubrificação e a libido diminui, dificultando a atividade sexual. A menopausa altera até o jeito de distribuição de gordura no corpo, que fica mais acumulada na cintura e na barriga.

O que define menopausa precoce?

A menopausa precoce é aquela que acontece até os 40 anos de idade. São várias as causas que antecipam essa fase do organismo. Se a paciente está entrando na menopausa aos 44, 47 ou 52 anos é normal, pois esta são as idades mais comuns para dar início a essa nova fase da vida de uma mulher.

Como aliviar os sintomas?

A reposição de estrogênio (geralmente com progesterona) continua a ser a opção mais eficaz de tratamento para aliviar boa parte dos sintomas da menopausa, incluindo fogachos, insônia, irritação, dores articulares e perda de massa óssea.

A prática de esportes ou exercícios físicos é altamente recomendada para mulheres na menopausa perder peso e ter uma melhor saúde cardiovascular (a gordura abdominal observada em muitas mulheres na menopausa pode representar um importante risco cardiovascular). Para perder ou manter o peso, os médicos recomendam fazer pelo menos 30 minutos de exercícios a cada dia, por exemplo, caminhar rapidamente ou dançar.

Evitar alimentos gordurosos e preferir leite desnatado, queijo branco, ricota, iogurte, peixes, aves sem pele, carnes magras, frutas e alimentos ricos em fibras são boas opções para ter uma menopausa mais tranquila e saudável.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0