Você sabe o que é peritonite bacteriana espontânea?

By

A peritonite bacteriana espontânea é a infecção bacteriana que mais causa complicações em pacientes cirróticos com ascite, que corresponde à infecção do líquido ascítico.

 

Sintomas 

 

A apresentação dos sintomas se dá pela clássica ascite, que normalmente indica febre e dor abdominal em um paciente cirrótico. Outros sintomas de PBE são: vômitos, diarréia, íleo paralítico, calafrios, taquicardia, taquipneia, leucocitose ou leucopenia, encefalopatia hepática sem fator precipitante, piora da função hepática, insuficiência renal aguda, sangramento gastrointestinal, entre outros.

 

Diagnóstico

 

O diagnóstico é clínico e pode ser de suspeita caso o paciente já tenha diagnosticado alguma lesão hepática. Mas são necessários exames de imagem e punção do líquido para análise. 

 

Tratamento

 

O sucesso do tratamento está no diagnóstico precoce. Dessa forma, todo paciente cirrótico admitido com ascite deve ser submetido a uma paracentese diagnóstica, independentemente da presença e sintomas sugestivos da doença, como febre e dor abdominal.

O tratamento deve ser de escolha do médico, segundo os sintomas apresentados pelo paciente e seu quadro clínico.

Em razão disso, é importante manter seus exames em dia para que tudo seja diagnosticado no início, pois assim como a peritonite bacteriana espontânea é uma complicação de uma lesão hepática, outras doenças e infecções podem surgir em decorrência de outra patologia silenciosa. 

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like