Você sabe o que é reumatismo?

By

O reumatismo é um termo genérico utilizado para definir um grupo de doenças de origem não traumática que atacam as articulações, os músculos, os ligamentos e os tendões. Alguns fatores, como a idade avançada e o histórico familiar, podem aumentar as chances de desenvolvimento do reumatismo, mas as causas dessa doença são multifatoriais e os sintomas variam de acordo com cada paciente. Veja exemplo de doenças reumáticas

Lúpus eritematoso

Pessoas com lúpus tem maior risco de ter a síndrome do olho seco, que se manifesta através de sintomas como ardência e dor nos olhos, sensação de areia nos olhos e ressecamento ocular. Além da própria doença poder afetar os olhos, os medicamentos corticoides utilizados no tratamento do Lúpus, também podem ter efeitos colaterais nos olhos podendo causar a síndrome do olho seco, catarata e glaucoma.

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença crônica das articulações, que se caracteriza pela inflamação em várias juntas. Essa inflamação é provocada por alterações importantes no sistema de defesa do corpo, também chamado de sistema imune. Formado por uma rede de órgãos, tecidos e células especializadas, o sistema imune tem como função manter a integridade do organismo, protegendo-o de agressões, como uma infecção. Algumas vezes, ocorre um desequilíbrio e o sistema imune ataca o próprio organismo.

Fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Comumente a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga, intolerância ao exercício e sono não repousante (a pessoa acorda cansada). A fibromialgia é considerada uma síndrome, pois ela é caracterizada por um grupo de sintomas sem que seja identificada uma causa única para eles.

Osteoartrite

A osteoartrite ou osteoartrose, conhecida popularmente como “Bico de Papagaio”, é uma doença crônica degenerativa que destrói a cartilagem das juntas, gerando dor e limitação dos movimentos. É a mais comum das doenças reumáticas e estima-se que cerca de 15% da população mundial seja afetada pelo problema, principalmente pessoas com mais de 50 anos. Diferentemente da artrite reumatoide, a osteoartrite pode ser causada por vários fatores, entre eles traumas, fraturas, excesso de peso, sedentarismo ou desarranjos da própria articulação.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0