Você sabe o que faz o infectologista?

By

O Infectologista é o médico especialista no diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes acometidos por doenças infecciosas, parasitárias, causadas por vírus, bactérias, fungos, protozoários ou outros microorganismos.

 

O Papel do Infectologista na Clínica

 

O Infectologista atua basicamente em 4 grandes áreas clínicas:

-Diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas e parasitárias

-Imunizações (Vacinação)

-Aconselhamento na Prescrição de Antimicrobianos (Uso correto de antibióticos)

-Controle de Infecção Hospitalar

 

Quais as doenças tratadas na infectologia?

São muitas. Entre os exemplos mais comuns estão as gripes, meningite, abcessos cerebrais, sinusite, bronquite, pneumonia, hepatite, doenças sexualmente transmissíveis, tuberculose, infecções da pele e dos ossos e algumas doenças tropicais.

 

O medico infectologista também é responsável pelo tratamento de doenças infecciosas crônicas como AIDS, infecção por HIV, tuberculose, infecções disseminadas, por agentes resistentes aos antibióticos, infecções de próteses ou elementos estranhos invasores no organismo, como também em infecções de pacientes oncológicos em tratamento de quimioterapia e/ou radioterapia.

 

Cuidado com vacinação

Esta especialidade serve como suporte para pessoas que viajam a locais endêmicos de doenças infecciosas para que sejam realizadas as recomendações preventivas pertinentes, da mesma forma é encarregada de aplicar e orientar a prevenção dessas doenças através da vacinação em pessoas adultas.

Quando devo procurar um infectologista?

Quando há uma infecção difícil de diagnosticar, que não está respondendo ao tratamento convencional ou é acompanhada de febre alta ou persistente, o infectologista deve ser acionado imediatamente.

 

Quais são os sintomas comuns de doenças infecciosas?

Cada doença se manifesta de forma específica em cada pessoa, mas muitas vezes existem sinais e sintomas inespecíficos comuns, como:

Febre;

Inflamação dos gânglios linfáticos;

Icterícia;

Erupções cutâneas.

Como são feitos os tratamentos receitados pelo infectologista?

O foco do profissional é diagnosticar primeiramente, pois, a partir do diagnóstico preciso, é que se prescreve o medicamento ou a combinação deles para combater a infecção viral, bacteriana, parasitária ou fúngica.

 

Vale lembrar que os medicamentos devem ser tomados nos horários e dias certos e nas dosagens indicadas, pois o uso incorreto e irresponsável pode causar consequências trágicas.

 

Está com algumas doença que pode ser tratada pelo infectologista? Não perca tempo e se trate hoje mesmo!

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like