(11) 2450-2000 | (11) 97452-6847

Gastroenterologia


Gastroenterologista é a especialidade que trata da função normal e das doenças do esôfago, estômago, intestino delgado, cólon, reto, pâncreas, vesícula biliar, ductos biliares e fígado, que exige uma detalhada compreensão da função normal (fisiologia) do trato gastrointestinal, incluindo a condução de seu conteúdo através do estômago e intestino (motilidade), a digestão e absorção dos nutrientes para o nosso corpo, remoção de dejetos do sistema digestório, e a função do fígado como um órgão digestivo.

A Gastrenterologia se dedica ao diagnóstico e tratamento de diversas condições como pólipos e câncer do cólon, hepatites, refluxo gastro-esofágico (azia ou pirose), doença ulcerosa péptica, colites como a colite ulcerativa e a doença de Crohn, doenças da vesícula e das vias biliares, problemas nutricionais e de absorção como a doença celíaca, a síndrome do intestino irritável e pancreatites, além de outras doenças menos comuns que o gastroenterologista com sua experiência e seu conhecimento poderá identificar. Em resumo, o estudo de todas as atividades normais dos órgãos digestivos e suas doenças faz parte da Gastroenterologia.

O médico gastroenterologista, após uma consulta médica adequada, que realiza exame físico, faz o diagnóstico da doença do paciente. Muitas vezes, são necessários exames complementares como endoscopia, colonoscopia, tomografia entre outros, para a confirmação do diagnóstico. Então é proposto o tratamento, que pode ser clínico ou cirúrgico.