Do que trata o dermatologista?

By

Dermatologia é a especialização médica cuja área de conhecimento se concentra no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e afecções relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas.

O dermatologista é o médico especialista no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças da pele, pelos, mucosas, cabelos e unhas. São mais de 3.000 doenças dermatológicas que afetam a pele de crianças, adultos e idosos.

O dermatologista atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças, além de orientar sobre cuidados gerais, solucionar problemas estéticos e trabalhar na manutenção da beleza da pele. Veja algumas doenças que os dermatologistas tratam: acne (espinhas), alergias, vitiligo, psoríase, queda de cabelos, hanseníase (lepra) e câncer da pele.

O profissional  também é habilitado para tratar de doenças nas mucosas, como afecções na boca, lábios, gengiva, língua e também na área genital. Neste caso enquadram-se as doenças sexualmente transmissíveis (DST) ou doenças venéreas.

A consulta com dermatologista pode ocorrer para o diagnóstico ou tratamento de uma doença, ou apenas para o acompanhamento do paciente. Consultas rotineiras com o dermatologista são fundamentais para pessoas com pele muito clara, que possuem sinais pelo corpo ou que já passaram por um tratamento de pele.

Como o dermatologista cuida da pele e dos apêndices cutâneos, ele é responsável por diagnosticar e tratar:

Alergias, Dermatite, Câncer de pele, Acne, Micoses, Pintas, Queda de cabelo, Vitiligo, Unha encravada, Verrugas, entre outros.

Infelizmente, muitas pessoas não realizam consulta com dermatologista, o que pode gerar graves problemas de saúde. A população, principalmente, a com menor poder aquisitivo, possui a imagem de que o dermatologista é um médico que possui difícil acesso em hospitais públicos e os particulares cobram valores absurdos.

É importante que a população passe a procurar com maior frequência esse médico, já que o índice de câncer de pele está cada vez maior. Hoje, é possível realizar consulta com dermatologista acessível em clínicas populares.

Atualmente, o ramo da dermatologia estética tem sido bastante procurado, já que a geração atual quer manter uma aparência saudável. As doenças de pele mais comuns e de fácil tratamento são a acne, as micoses e verrugas.

Dependendo da condição do paciente, é possível solucionar o problema em questão de semanas, basta que o médico dermatologista tenha conhecimento dos novos produtos disponíveis no mercado. Poucos casos chegam até a cirurgia, que é um último recurso para os casos mais graves.

 

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like