Do que trata o otorrinolaringologista?

By

A especialidade Otorrinolaringologia cuida do ouvido (oto), nariz (rino) e da laringe (laringo). É, certamente, uma das áreas mais amplas da medicina, pois atua não somente em doenças destas regiões do corpo, como também trata de tumores da região da cabeça e pescoço e da cirurgia plástica facial.

 

Para que um médico se especialize em Otorrinolaringologia são necessários seis anos de faculdade de medicina e outros três de residência médica. Saiba mais sobre essa especialidade nesse post, confira!

 

Quando procurar o otorrino?

O otorrinolaringologista acompanha o indivíduo desde o nascimento até a velhice, tratando das principais doenças que acometem os idosos: surdez e distúrbios do equilíbrio. No geral, todas as pessoas devem e podem procurar este especialista sempre que acharem necessário. Por exemplo, a amigdalite e a otite são problemas muito comuns que afetam as crianças e o otorrino é o médico que deve cuidar disto.

 

Quais sintomas indicam que preciso me consultar no otorrino?

Entre os sintomas mais comuns que requerem a consulta e o auxílio de um otorrinolaringologista é possível destacar algumas enfermidades, que quando reincidentes se tornam passivas de investigação clínica.

 

Entre esses casos, é possível destacar a obstrução nasal, ou seja, uma pessoa que vive com dificuldade de respirar por sentir que o ar está com dificuldade de passar pelas suas narinas.

 

Além disso, alguns casos de dor de cabeça e ainda dor na face podem ser tratadas pelo otorrinolaringologista. Também é recomendada a ajuda profissional em caso de secreção nasal de origem desconhecida e também sangramentos nasais frequentes.

Quais doenças mais comuns tratadas por esse profissional?

Entre as doenças mais frequentes e comuns tratadas com a busca por esse especialista, é possível destacar doenças respiratórias, como é o caso da rinite, vilã principalmente para pessoas com tendências alérgicas, e as sinusites, que tem como estação preferida o inverno.

 

Outros distúrbios relacionados ao nariz e facilmente tratados são o desvio do septo nasal e a polipose nasal. Já a relação direta entre profissionais dessa área e qualidade de sono se dá pelo tratamento adequado da apneia do sono.

 

Precisa se consultar com o otorrinolaringologista? Não perca tempo e agende hoje mesmo!

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like